Solidariedade

Por um Brasil livre da fome, 8 mil marmitas serão doadas em conjunto ao Armazém do Campo São Paulo

A partir de hoje (28/7), MST e campanha “Gente é pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome” envolvem 20 cozinhas comunitárias na região metropolitana paulista se somando na iniciativa solidária
O MST já doou mais de 1 milhão de marmitas e 5 mil toneladas de alimentos na pandemia. Foto: MST-PR

Por Lays Furtado
Da Página do MST

No marco das comemorações dos 5 anos do Armazém do Campo São Paulo e com o lema “Por uma Brasil livre da Fome”, o MST e a Campanha “Gente é pra Brilhar, Não pra Morrer de Fome” realizam a partir desta quarta-feira (28/7) até o dia 2 de agosto um grande ato de solidariedade na metrópole paulistana com doações de 8 mil marmitas.

Com a ação, serão beneficiadas milhares de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade alimentar. Alimentos saudáveis produzidos em assentamentos da Reforma Agrária Popular foram doados para a produção das marmitas. Além disso, outras organizações parceiras da iniciativa doaram alimentos in natura, como o Instituto Chão, Fruto Imperfeito e o Fundo Agroecológico (FUA).

“Então já são mais de 20 cozinhas organizadas com as equipes que vão receber a doação do arroz do MST, o arroz orgânico que vem de Santa Rita, do Rio Grande do Sul, da cooperativa que é a maior produtora de arroz orgânico da América Latina”, explica Carla Bueno, militante Sem Terra e uma das coordenadoras da Campanha “Gente é Pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome”.

Celebração da equipe Marmiteira do coletivo “O amor agradece” ao final da entrega de 750 marmitas na Gastão Vidigal em São Paulo, 2020. Foto: Campanha Gente é pra Brilhar e Não Pra Morrer de Fome

“A gente espera construir uma rede permanente para seguir articulado nessa luta contra a fome na cidade”, comenta Carla sobre as expectativas dessa iniciativa para além da ação comemorativa. Considerando que mais de 117 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar e 19,1 milhões de brasileiras(os)  passando fome, segundo dados levantados pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede Penssan), em dezembro de 2020.

Entre a programação das atividades solidárias, o próximo sábado (31/7), será o dia “D” das doações, data em que se comemora a inauguração da rede de Armazéns do Campo. E será marcado pela entrega de marmitas na própria sede do Armazém do Campo São Paulo, localizado nos Campos Elíseos. Contando com a presença de convidadas(os) e de João Pedro Stédile, da direção nacional do MST, que irá preparar um caldeirão de arroz carreteiro orgânico para a doação das marmitas.

*Editado por Solange Engelmann