Soberania alimentar

MST doa 13 toneladas de alimentos em Pernambuco em protesto na semana do(a) agricultor(a)

A ação visa evidenciar que agricultores(as) produzem alimentos e não violência, como foi sinalizado pela Secom do governo Bolsonaro no dia do agricultor(a)
Concentração de alimentos no Armazém do Campo Recife para a rede de Bancos Populares de Alimentos. Foto: JC Mazella.

Por MST-PE
Da Página do MST

Enquanto o Governo Federal divulga que estendeu a posse de arma para o proprietário rural e incentivos para o agronegócio, em comemoração ao Dia do(a) Agricultor(a) (28), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Pernambuco (MST) vai doar cerca de 13 toneladas de alimentos nas periferias da região metropolitana do Recife, Pernambuco.

A entrega será nesta quinta-feira (29), a partir das 11h, no Armazém do Campo, no Recife. E depois segue para ser distribuído para a Rede de Banco Populares de Alimentos da Campanha Mãos Solidárias. Além disso, 1.000 marmitas serão distribuídas para população em situação de rua do Recife.

Esta é mais uma ação do movimento em solidariedade entre trabalhadoras(es) do campo e  cidade, principalmente com a escalada da fome no país. Mesmo com o desmonte das políticas de soberania alimentar e agricultura familiar, desde o início da pandemia, o MST já doou mais de 1 milhão de marmitas e 5 mil toneladas de alimentos.

Paulo Mansan, da coordenação estadual do MST, destaca a importância de mobilizações como esta, em um momento difícil para os agricultores e as agricultoras. “É muito importante pra gente dizer ao governo Bolsonaro que enquanto ele promove a violência, a gente escolhe a solidariedade. E que nós estamos produzindo, mesmo com pouco nenhum incentivo  para agricultura familiar camponesa”, ressalta.

*Editado por Iris Pacheco