Ao Vivo

Comida de Verdade apresenta temperos, sabores e relação com a ancestralidade

O programa desta quarta-feira (04) conta com a participação especial de Solange Borges, apresentando a culinária de terreiro
O tema da semana é “Saboridades da Terra: Comida Ancestral!”. Foto: Acervo Altar Cozinha Ancestral

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

O tipo de alimentos que consumimos, sua qualidade, os tipos de temperos e sua forma de preparo, contam muito sobre a origem de um povo, sua história, cultura, memória, religiosidade, bem como a sua resistência. Nesse sentido, o programa Comida de Verdade dessa semana apresenta “Saboridades da Terra: Comida Ancestral!”, em que aborda a relação dos alimentos com a ancestralidade afrodescendente e a luta pela terra.

Em tom apimentado, o programa conta com a participação especial de Solange Borges, da Culinária de Terreiro, que fala sobre a importância da ancestralidade, da cultura alimentar e temperos e irá preparar uma receita especial de Dendê de Pilão; é nesta quarta-feira (04/08), às 19h, nas redes do MST.

Solange Borges fala sobre a culinária de terreiro no programa. Foto: Culinária de Terreiro

A engenheira florestal e integrante do setor pedagógico da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, Meriely Oliveira de Jesus, que vive no assentamento agroecológico José Martí, em Alcobaça (BA), e será uma das apresentadoras do programa, explica que o objetivo essa semana é estabelecer a relação das práticas do MST e a ancestralidade, que se dá principalmente na luta pela terra, considerando que o Movimento também representa a continuidade das lutas populares e históricas no país.

“O programa trará a narrativa do MST com a ancestralidade, que será apresentado a partir da produção de alimentos saudáveis, essa vinculada à relação direta e harmoniosa com a terra e com a natureza, no preparo de comidas ancestrais, que alimentam, nutrem, e mantém vivas as memórias dos povos e alimentam sonhos.”

Paula Bandeira, chefe de cozinha, pesquisadora de ingredientes brasileiros e da cozinha africana na Bahia e ativista por uma alimentação saudável, também irá apresentar o programa dessa semana, e comenta que essa edição será especial, por abordar o tema da ancestralidade e trazer presente a memória do passado, mas ao mesmo tempo em que aborda a resistência do presente, com comida de terreiro e culinária artesanal, preparada por uma mulher negra e de religiosidade de matriz africana.

“Vai ser muito rico e feliz, porque a gente vai falar de um tema que pra mim é muito importante, que é ancestralidade, comida de terreiro. Trazer várias experiências pelo Brasil, sobre a importância da ancestralidade, porque sem o passado, o presente e o futuro não existem. Nesse programa a gente vai receber Solange, que é uma mulher incrível, uma mulher preta, que faz parte de uma comunidade, numa agrovila onde ela tem o terreiro e lá uma das coisas que ela produz é o Dênde feito no pilão, de maneira artesanal.”

Paula Bandeira, chefe de cozinha da Bahia e ativista também participa como apresentadora do programa. Foto: Arquivo pessoal

O Comida de Verdade desta quarta também terá o preparo de outra receita diretamente da Bahia, que relembra a memória da ancestralidade africana, com produtos da Reforma Agrária e a apresentação de experiência produtivas da Bahia e de Minas Gerais.

“A Bahia mostrará a produção de quiabo com outras espécies de ciclo curto, e em seguida teremos a receita do caruru, vinda de África, e que é muito popular no estado. Receita que remete à tradição, agradecimento e fé, em diferentes religiões”, destaca Meriely.

A preparação das receitas celebram ainda a força das feiras nacionais do MST e expõe a diversidade alimentar de cultivos agroecológicos e saudáveis, como a experiência de produção de temperos desenvolvida pela Juventude do Coletivo da Biblioteca Mafalda, em quintas produtivos do MST, em Minas Gerais, que também será apresentada no programa.

Segundo Meriely, essa experiência produtiva de Minas Gerais, traz presente a importância da cultura alimentar camponesa, mantida e ressignificada pela juventude, garantindo a continuidade desses cultivos e da cultura dos temperos saudáveis.

Nesse sentido, Paula Bandeira também ressalta a importância da participação massiva das mulheres nesse programa e relata que a expectativa é que o programa tenha uma boa audiência e consiga, mais uma vez, dar visibilidade à importância da agricultura camponesa e da comida sem veneno.

“Não tem nada mais ancestral do que o que o MST faz, com o consumo de alimentos saudáveis, principalmente nesse momento difícil do país. E falar de ancestralidade é falar de agora, porque são saberes populares, passados de geração em geração por muitas famílias”, completa.

Serviço

Programa Comida de Verdade: Saboridades da Terra – Comida Ancestral
Quando? É nesta quarta-feira (04/08), às 19h
Onde? Nas redes sociais do MST e outros parceiros

Confira os programas anteriores AQUI!

*Editado por Wesley Lima