Dossiê
Quais os impactos da pandemia na educação brasileira um ano e meio depois?
Do Instituto Tricontinental
O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, a diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS), Margot Andras, e a pedagoga e militante do Levante Popular da Juventude, Bia Carvalho, participam da live de lançamento do dossiê 43 do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, “O CoronaChoque e a educação brasileira: um ano e meio depois”.
A transmissão será realizada na próxima segunda-feira (9), às 18h, no Instagram do Tricontinental e da Expressão Popular.
Os participantes debaterão as mudanças na educação com a implementação do ensino remoto, a atuação das empresas privadas do setor durante a pandemia, os impactos pedagógicos com o ensino à distância e os principais desafios para uma educação emancipadora.
Dossiê “O CoronaChoque e a Educação Brasileira”
Uma das áreas diretamente atingidas pela Covid-19 foi a educação. Um ano e meio distantes do início da pandemia no Brasil, já é possível avaliar melhor alguns de seus efeitos. Certamente, o aspecto imediato mais visível da pandemia foi a súbita paralisação das atividades presenciais, com o fechamento temporário das escolas e universidades. Em decorrência disso, foram instituídas de forma emergencial atividades de ensino remoto, em geral sem a infraestrutura tecnológica adequada, sem materiais didáticos e sem uma prévia formação dos educadores.
Tudo isso em um cenário de crise econômica e social em que as instituições de ensino vinham cumprindo um papel fundamental. Por isso, é necessário contextualizar a multiplicidade de efeitos que o CoronaChoque teve numa realidade como a brasileira.
Clique aqui para conferir o dossiê na íntegra.
Informações
Data: 09/08 (segunda – feira)
Horário: 18h
Onde: Instagram do Tricontinental e da Expressão Popular
*Editado por Janelson Ferreira