Dossiê

Quais os impactos da pandemia na educação brasileira um ano e meio depois?

Tricontinental e Expressão Popular realizam live de lançamento do novo dossiê do Instituto, que analisa os impactos da pandemia na educação brasileira
Novo dossiê do Instituto analisa os impactos da pandemia na educação brasileira. Foto: Divulgação

Do Instituto Tricontinental

O professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, a diretora do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS), Margot Andras, e a pedagoga e militante do Levante Popular da Juventude, Bia Carvalho, participam da live de lançamento do dossiê 43 do Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, “O CoronaChoque e a educação brasileira: um ano e meio depois”.

A transmissão será realizada na próxima segunda-feira (9), às 18h, no Instagram do Tricontinental e da Expressão Popular.

Os participantes debaterão as mudanças na educação com a implementação do ensino remoto, a atuação das empresas privadas do setor durante a pandemia, os impactos pedagógicos com o ensino à distância e os principais desafios para uma educação emancipadora.

Dossiê “O CoronaChoque e a Educação Brasileira”

Uma das áreas diretamente atingidas pela Covid-19 foi a educação. Um ano e meio distantes do início da pandemia no Brasil, já é possível avaliar melhor alguns de seus efeitos. Certamente, o aspecto imediato mais visível da pandemia foi a súbita paralisação das atividades presenciais, com o fechamento temporário das escolas e universidades. Em decorrência disso, foram instituídas de forma emergencial atividades de ensino remoto, em geral sem a infraestrutura tecnológica adequada, sem materiais didáticos e sem uma prévia formação dos educadores.

Tudo isso em um cenário de crise econômica e social em que as instituições de ensino vinham cumprindo um papel fundamental. Por isso, é necessário contextualizar a multiplicidade de efeitos que o CoronaChoque teve numa realidade como a brasileira.

Clique aqui para conferir o dossiê na íntegra.

Informações
Data: 09/08 (segunda – feira)
Horário: 18h
Onde: Instagram do Tricontinental e da Expressão Popular

*Editado por Janelson Ferreira