Educação do Campo

Fonec lança site que reúne materiais para estudo em defesa da Educação do Campo

Biblioteca, campanhas e a TV Fonec integram a nova plataforma on-line
A página irá reunir materiais diversos e divulgar a luta em defesa da educação do campo, protagonizada por diversos movimentos e organizações populares. Foto: Danielson Postinguer, Paraná.

Da Página do MST

Intuitivo, simples e didático. Assim podemos caracterizar a nova plataforma do Fórum Nacional de Educação do Campo (Fonec), lançada nesta quarta-feira (11/8) na internet. Com o objetivo de reunir materiais diversos e divulgar a luta em defesa da educação do campo, protagonizada por diversos movimentos e organizações populares, o visitante pode encontrar na plataforma uma biblioteca atualizada, notícias variadas, as principais frentes de trabalho do Fórum, galerias, a TV Fonec e muito mais.

Além disso, o site direciona o visitante às principais redes sociais, onde é possível interagir com conteúdos e informações do cotidiano do Fórum e das lutas pela Educação do Campo.

O Fonec é uma articulação dos sujeitos sociais coletivos que o compõem, pautados pelo princípio da autonomia em relação ao Estado, configurado em qualquer uma que seja de suas partes.

A iniciativa nasce da necessidade de construir lutas unitárias feitas pelos próprios(as) trabalhadores(as) e suas organizações por uma política pública de Educação do Campo, que garanta o direito das populações do campo à educação.

Educação do Campo

A Educação do Campo nasceu das experiências de luta pelo direito à educação e por um projeto político pedagógico vinculado aos interesses da classe trabalhadora do campo, na sua diversidade de povos indígenas, povos da floresta, comunidades tradicionais e camponesas, quilombolas, agricultores familiares, assentados, acampados à espera de assentamento, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos e trabalhadores assalariados rurais.

A nova plataforma do Fonec pretende ser esse espaço de síntese coletiva e divulgação dessas lutas, tão fundamentais para a garantia do direito á educação.

Acesse www.fonec.org e conheça.

*Editado por Solange Engelmann