Literatura

7 obras imperdíveis de Julio Cortázar

Filho de pais argentinos, descreveu o seu nascimento como "um produto do turismo e da diplomacia"
Cortázar; Seus trabalhos incluem artigos publicados em revistas especializadas argentinas, contos e livros reconhecidos no mundo. | Foto: Télam

Da TelesurTv

Um dos escritores mais lembrados da literatura hispano-americana é Julio Florencio Cortázar, que nasceu em Ixelles, Bélgica, em 26 de agosto de 1914 e é considerado um dos mais renomados internacionalmente.

Filho de pais argentinos, descreveu o seu nascimento como “um produto do turismo e da diplomacia; o meu pai foi enviado numa missão comercial perto da legação argentina na Bélgica, e como tinha acabado de casar, levou a minha mãe para Bruxelas”.

Suas obras incluem artigos publicados em revistas especializadas argentinas; contos e livros que são reconhecidos no mundo inteiro.

Aqui está uma lista de sete obras literárias imperdíveis de Julio Cortázar:

1. Hopscotch

Uma das características deste trabalho é que pode ser lido de diferentes maneiras, ou seja, da maneira tradicional desde o primeiro capítulo até cerca de 56 ou seguindo o quadro de direção proposto por Cortázar.

A sinopse de Rayuela afirma que o livro é sobre “o turbulento amor de Oliveira e La Maga, os amigos do Club de la Serpiente, os passeios pelo Paría em busca do céu e do inferno têm seu reverso na aventura simétrica de Oliveira, Talira e Traveler em uma Buenos Aires tingida pela memória”.

2. Bestiário

Foi o primeiro livro de contos publicado por Cortázar sob seu nome e trata de objetos e eventos cotidianos, com textos que deixam o leitor agradavelmente surpreso com as voltas e reviravoltas das tramas.

Os oito andares incluídos são Casa tomada, Carta a una señorita en París, Lejana, Ómnibus, Cefalea, Circe, Las puertas del cielo e Bestiario.

3. Pameos e meopas

Foi o primeiro livro de poemas publicado por Cortázar e é uma colecção dos seus poemas escritos entre 1944 e 1958, que na altura o próprio autor não tinha a certeza de ser uma obra para publicação.

4. A caixa do Morelli

O personagem desta peça, Morelli, apresenta crítica literária, transgressão, marginalidade e derruba as correntes estabelecidas da reivindicação de sua obra desintegradora, refere-se à sinopse da peça.

5. Um certo Lucas

É considerado um livro inqualificável entre um romance e uma coleção de contos, no qual é apresentada uma alternativa à literatura tradicional.

Dividido em três partes, oferece vários textos que podem dar a impressão de ser um livro dentro de um livro, alguns focados no protagonista e outros não.

6. Paris. Ritmos de uma cidade

Nas palavras do próprio Cortázar no prólogo deste trabalho, “cada cidade inventa o seu próprio vocabulário, deixando cair no discurso cotidiano aquelas expressões que só podem ter sentido para ela, nele”.

7. Excepto o crepúsculo

Esta obra é uma colagem na qual Cortázar presta uma importante homenagem a vários poetas e revive aspectos característicos tanto de Paris como de Buenos Aires, memórias e opiniões.