Programa Ao Vivo

Comida de verdade apresenta Amazônia: floresta em pé, comida no prato!

O programa desta quarta-feira (1/9) relembra o Dia da Amazônia e apresenta a diversidade de alimentos e dos povos originários das florestas
Arte: MST

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

Você sabe qual a importância das florestas e dos biomas brasileiros na geração da vida e na produção de alimentos aos povos desses territórios? Para relembrar o dia da Amazônia, que será no 05 de setembro, o “Programa Comida de Verdade: Amazônia – floresta em pé, comida no prato!” apresenta a importância do Bioma Amazônico na produção de alimentos saudáveis, como um espaço de vida e diversidade.

O bioma abriga os povos originários e gera uma infinidade de frutos ricos e nutritivos à população do Norte e de todo país, por meio de suas florestas e rios. O programa vai ao ar nesta quarta-feira (1/9), às 19h, nas redes do MST.

Atualmente o Bioma Amazônico ocupa quase metade do território do país e abriga uma variedade de seres vivos e uma diversidade cultural, que vai além do território brasileiro. Ele se estende por países que fazem fronteira com o país, como o Peru, Colômbia, Venezuela, Equador, Bolívia, Guiana, Suriname e Guiana Francesa.

No tema da convivência e manejo da floresta Amazônica na produção de alimentos saudáveis, o programa desta quarta-feira apresentará a experiência de cultivos agroecológicos desenvolvidos a partir do Plano Nacional “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, diretamente do Instituto de Agroecologia Latino Americano (IALA) Amazônico do MST no Pará, localizado no assentamento Palmares 2, em Parauapebas (PA).

Também trará presente a diversidade de plantas e a convivência com a mata, a partir de uma experiência produtiva em Sistemas Agroflorestais (SAF’S) no lote da assentada Téo Nunes, no assentamento Mártires de Abril, também no Pará; além de ensinar o preparo de uma deliciosa receita de Açaí com Peixe, com ingredientes fresquinhos da floresta e águas da Amazônia.

A região se encontra no período de safra do Açaí, um dos principais alimentos da região, que junto com o Cupuaçu, o Cacau, a Pupunha e a Castanha do Pará, geram renda e resistência aos povos da região. Neri conta que, o programa vai mostrar a importância desses frutos da floresta e da produção de alimentos das famílias assentadas do MST na região.

“A gente vai visibilizar um assentamento do MST que tem na produção do açaí uma fonte de renda permanente, com famílias que se sustentam a partir do cultivo, da extração. E mostrar como o Bioma Amazônico organiza o seu sistema alimentar, baseado naquilo que a floresta nos permite, no processo de manejo florestal.”

Outro assunto que perpassa os debates e experiências do programa por meio de lendas indígenas, é a relação de patrimônio da Amazônia e de pertencimento dos povos originários à esse bioma, em um momento que o Movimento Indígena segue mobilizado em Brasília contra a aprovação do Marco Temporal, que está em processo de votação no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Os povos originários vão estar em todo momento, no sentido cosmológico de que a gente aprende com os povos originários a ser cuidadoras e cuidadores da floresta. Em uma abordagem sobre as lendas amazônicas, tratando sobre a luta dos povos indígenas contra o marco temporal, do qual a gente é a favor que o STF proíba”, conclui Neri.

Arte MST

Serviço

Programa Comida de Verdade: Amazônia – floresta em pé, comida no prato!

Quando? É nesta quarta-feira (01/09), às 19h

Onde? Nas redes sociais do MST e outros parceiros

Confira os programas anteriores AQUI

Conheça o Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis:

*Editado por Wesley Lima