Centenário Paulo Freire

Confira a exposição de arte internacional em homenagem ao Centenário de Paulo Freire

Exposição de Cartazes “Esperançar, 100 anos de Paulo Freire” reúne 52 trabalhos, com a participação de artistas de 13 estados brasileiros e de cinco países do mundo
Cartaz produzido para exposição “Esperançar, 100 anos de Paulo Freire”. Imagem: Tricontinental

Da Página do MST*

Em comemoração ao centenário de nascimento do educador do povo e pensador do Esperançar, Paulo Freire, que será no próximo domingo, 19 de setembro foi organizada a Exposição de Cartazes “Esperançar, 100 anos de Paulo Freire”, que conta com a participação de artistas de 13 estados brasileiros e de cinco países do mundo, reunindo 52 trabalhos.

“Esperança é uma ato de solidariedade de classe”. Como ensina um dos cartazes da exposição, a intenção da atividade é ampliar o conhecimento da população brasileira e internacional sobre a obra do educador e a compreensão do seu legado, levando esperança aos trabalhadores do campo e da cidade em um momento de crise e ataques de ódio, por parte do governo Bolsonaro contra a educação pública e a concepção de uma educação libertadora, como defendia Freire.

A chamada da exposição recebeu trabalhos de artistas entre os meses de junho e julho deste ano, em três eixos sugeridos: “Educação popular e consciência: a originalidade da pedagogia freireana”; “Esperançar em 2021: a atualidade das ideias de Paulo Freire” e “Uma pedagogia que mudou o mundo: a prática internacionalista de Freire”.

A exposição foi organizada pelo Instituto Tricontinental de Pesquisa Social, em parceria com as Escolas Paulo Freire e Florestan Fernandes, o MST e a editora Expressão Popular. Também foram recebidas fotografias com registro de experiências de educação popular em vários locais do país e do mundo, que demonstram a importância das ideias de Freire para a luta dos povos e a nossa prática militante. 

Confira a exposição e baixe AQUI todos os cartazes em alta qualidade.

*Com informações da Tricontinental