Centenário Paulo Freire

Centenário de Paulo Freire será comemorado com música e presença de personalidades em evento online

Em 19 de setembro, aniversário de 100 anos do educador, haverá uma live do cantor Alceu Valença
Em 19 de setembro deste ano, Paulo Freire completaria 100 anos. Foto: CNTE

Da Página do MST

O centenário do educador pernambucano Paulo Freire, que em 19 de setembro de 2021 completaria 100 anos, será comemorado virtualmente com muita alegria e cultura popular. Uma dezena de instituições do movimento educacional brasileiro e internacional promovem, nos dias 19 e 20 de setembro, o 100º Aniversário de Paulo Freire em evento virtual.

A live será composta de ato político, pedagógico e cultural, com a apresentação do cantor pernambucano Alceu Valença, às 18h do próximo domingo, dia 19/09. O evento terá transmissão nos canais do Youtube da CNTE, da UFPE e da IEAL. 

Dentre as instituições promotoras do evento virtual, estão a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), a Internacional da Educação para a América Latina (IEAL), a Rede de Estudos Latino Americano sobre o Trabalho Docente (Red Estrado), o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (CEAAL) e as entidades que compõem o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

A programação será extensa e contará, também, com o cantor e compositor Silvério Pessoa, com o Cavouco Trio (Paula Bujes, Pedro Huff e Antônio Barreto – UFPE), o Bloco Flor da Lira de Olinda, a Quadrilha Junina Origem Nordestina, o Maracatu Estrela Brilhante do Recife e a cordelista Mariane Bigio.

Card CNTE

“Ato Político, Cultural e Pedagógico Paulo Freire”

Além da programação cultural, no dia 19 de setembro, denominado “Ato Político, Cultural e Pedagógico Paulo Freire”, contará com a presença de lideranças educacionais e sindicais do Brasil e do mundo. O ato político também irá transmitir a inauguração da escultura de Paulo Freire em Buenos Aires, na Argentina. Falarão ainda por meio de vídeos gravados o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva; o secretário Geral da Internacional da Educação, David Edwards e a professora Nita Freire, viúva do educador Paulo Freire.

Em outro bloco de breves intervenções, também darão seu recado os escritores Leonardo Boff, Mário Sérgio Cortella e a ex-prefeita de São Paulo e deputada federal Luiza Erundina. Em comum, todos conviveram e tiveram suas obras influenciadas por Paulo Freire, sendo que o educador foi Secretário de Educação na gestão de Erundina.

O evento será intercalado com as intervenções políticas e atrações culturais. Falarão, também, os ex-ministros da Educação, Cristovam Buarque e Aloizio Mercadante.

Plenária Mundial Popular de Educação

Card CNTE

No dia 20 de setembro, a celebração do Centenário de Paulo Freire se dedicará a ouvir as várias vozes do Continente Americano, Europa e África que estudam e praticam o pensamento freireano. A live do dia 20 terá, em sua abertura, a Aula Magna do semestre letivo da UFPE, proferida pelo reitor Alfredo Gomes e pelo vice-reitor Moacyr Araújo. 

Logo após, entidades do movimento sindical e social coordenam um bloco audiovisual apresentando as contribuições de Paulo Freire para o movimento sindical da educação e pedagógico latinoamericano. Serão apresentadas as influências de Paulo Freire na pesquisa, na ação e nos saberes das juventudes, no ensino, na cultura e nas ciências. 

A importância de Paulo Freire para os movimentos sociais no mundo também será tema de debates, com a presença de educadores e educadoras do Brasil, Argentina, Chile, Cuba, Estados Unidos, Portugal, Espanha, São Tomé e Príncipe, Angola, Moçambique, Guiné Bissau, Cabo Verde, todos compartilhando experiências da educação freriana. Bem como, depoimentos de gestores públicos e parlamentares tratando das contribuições de Paulo Freire para as políticas educacionais.

Toda a programação será online nos canais do Youtube da CNTE, da IEAL e da UFPE.

*Editado por Solange Engelmann