Agroecologia

MST na Bahia entrega certificados de pós-graduação em Educação e Agroecologia

Mais de 40 educandos formaram a turma de Especialização em Educação e Agroecologia (Lato Senso)
Foto: Cadu Souza

Por Izelia Silva
Da Página do MST

Na tarde do último domingo (12), aconteceu no assentamento Agroecológico Jaci Rocha, município de Prado, extremo sul da Bahia, a cerimônia de entrega do certificado de conclusão do curso de Especialização em Educação e Agroecologia (Lato Senso) da turma “Semente Crioula”.

Conquista da Reforma Agrária, 42 educandos receberam o certificado de especialista em Educação e Agroecologia, fruto de parceria do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, vinculada a Fundação Oswaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz), um dos mais importantes órgão de pesquisa e educação em ciências e saúde da América Latina.

O Curso que teve início no dia 14 de janeiro de 2019, visou aprimorar a formação dos educadores e educadoras que atuam em 16 escolas do campo do MST nas regionais Baixo Sul e Extremo Sul da Bahia.

De acordo com Eliane Oliveira, dirigente estadual do MST no extremo sul da Bahia, “É tempo de semear o conhecimento, de renovar as esperanças, de plantar a resistência. Nestes 34 anos de luta e resistência do MST na Bahia. Estamos vivendo em tempos obscuros com perdas de direitos e sob um governo que não respeita a classe trabalhadora, então reafirmamos nosso compromisso com a educação, na produção de alimento saudável e na construção da Reforma Agrária Popular”, afirmou.

O ato contou com a presença de Valmir Assunção (Deputado Federal PT/BA),  de Evanildo Costa (Dirigente Nacional do MST na Bahia), Derivaldo (GerenteRegional da EMBASA – Empresa Baiana de Águas e Saneamento), Felipe Campelo (Coordenador Pedagógico da Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto), além das lideranças políticas e militância do MST. O ato respeitou todos os protocolos da vigilância sanitária e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A turma que leva o nome de “Semente Crioula” cursou quase todo o período em alternância, sendo parte ministradas na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto (EPAAEB) denominado como “Tempo Escola”, e parte das pesquisas e trabalho educacionais nos acampamentos, assentamentos e/ou escolas de origem, denominado “Tempo Comunidade”. Essa é a pedagogia do Movimento, unindo teoria com a prática, intercalando a escola com a comunidade e a comunidade com a escola. Porém, devido a pandemia do Coronavírus (Covid-19), a pesquisa final, a apresentação do trabalho de conclusão do curso foram feitas de forma remota.

Foto: Cadu Souza

De acordo com Felipe Campelo, educador do curso e coordenador da EPAAEB, “ocupar o espaço do saber é fundamental para compreensão da nossa luta e nos fortalece no enfrentamento contra o capitalismo. Hoje essa turma sai daqui com o papel fundamental de conduzir uma formação continuada com as escolas do campo, a partir de uma vivência comunitária e das práticas sociais nas comunidades, o educador e educadora do campo tem a tarefa de estar vinculada ao povo, precisa entender e colocar em prática coletiva o projeto educativo do MST e das escolas do campo”, conclui Campelo.

Foi evidente olhar nos olhos dos discentes e ver a alegria por mais uma conquista e o sorriso de mais um obstáculo vencido. A aluna Lucilania Bandeira Rossi, da especialização em Educação e Agroecologia e representante da turma, conta com muita emoção como, “foi gratificante a conclusão deste curso, principalmente para reforçar a importância do ensino de agroecologia nas escolas do campo, não tem como não se emocionar com esse momento, passa um filme em nossa cabeça, os encontros, as aulas, as descobertas, os medos e anseios, mais enfim chegamos até aqui, agradecemos pela oportunidade e a todas e todos que nos apoiaram e o MST por proporcionar a realização de uma especialização desta grandeza, seguimos lutando por uma educação do campo mais justa e igualitária”, conclui a educanda.

Após o ato, foi servido um coquetel, com objetivo de celebrar esse momento tão importante para a classe trabalhadora, inclusive no momento em que a educação vem sofrendo tantos ataques e perdas de direitos.

*Editado por Fernanda Alcântara