Formação

Em Alagoas, organizações lançam Escola de Formação vinculada ao trabalho popular

Iniciativa pretende desenvolver uma série de agendas de formação vinculadas diretamente aos processos de trabalho de base
Atividades de formação na Casa do Congresso do Povo, em Maceió (AL). Foto: Arquivo Brigada do Congresso do Povo

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Impulsionada pela Brigada do Congresso do Povo, a partir da articulação entre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Levante Popular da Juventude, Alagoas recebe a primeira Escola de Formação com o objetivo de fortalecer as diversas iniciativas de trabalho popular nos mais diversos territórios do estado.

A Escola que recebe o nome da alagoana que revolucionou o tratamento psiquiátrico, Nise da Silveira, surge concretamente a partir das necessidades reais das organizações populares, partidos, coletivos e sindicatos na atual conjuntura de estimular os processos de formação política e ideológica nas diversas dimensões que tocam a luta popular em Alagoas.

De acordo com Franqueline Terto, do Setor de Formação do MST e da Coordenação Político-Pedagógica da Escola Nise da Silveira, a iniciativa da Escola pretende desenvolver uma série de agendas de formação vinculadas diretamente aos processos de trabalho de base que tem se fortalecido no último período.

“Queremos que a Escola Nise da Silveira se materialize no cotidiano das organizações e conjunto dos lutadores e lutadoras de Alagoas a partir da concretude das nossas demandas reais de luta”, sinalizou Franqueline.

“Não queremos somente construir uma agenda de cursos e seminários, mas articular os processos de trabalho popular na sua diversidade, fortalecendo uma rede de parceiros, educadores e educandos para refletirmos coletivamente sobre nossas ações da atualidade, olhar as experiências construídas historicamente e contribuir nos próximos passos dessas ações”, comentou.

Segundo Mírian Oliveira, do Levante Popular da Juventude e também da Coordenação Político-Pedagógica da Escola, a inauguração da Escola já tem data marcada, com um primeiro seminário de formação que reunirá diversos convidados dos movimentos e organizações de Alagoas.

“A Escola será muito além de um espaço físico. Teremos parte de nossas atividades vinculadas e realizadas na Casa do Congresso do Povo, no bairro da Levada em Maceió, mas desejamos que as ações extrapolem esse espaço e se efetive nas formas criativas e potentes que fortaleçam os processos de formação política”, disse Mírian.

Seminário de Lançamento

O Seminário que dará o ponta pé da Escola Nise da Silveira será realizado de forma online, com o debate “A Educação Popular Freiriana e a Formação Política na Atualidade”, reunindo movimentos populares, partidos e organizações de Alagoas, bem como uma diversidade de educadores populares que atuam nas mais diversas áreas no estado.

A agenda de lançamento conta com a participação de Cristina Vargas, do Setor de Educação do MST e Roxana Longo, da Universidade de Buenos Aires, que compartilhará a experiência de educação popular na Argentina. 

*Editado por Fernanda Alcântara