Atentado

Nota de repúdio do MST sobre atentado contra consulado chinês no Rio de Janeiro

Movimento presta solidariedade a povo chinês e cobra investigação sobre ato grave de violência
Imagem de câmera de segurança mostra homem que atirou a bomba no consulado chinês na noite da última quinta-feira (16), no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução

Da Página do MST

Na noite de quinta-feira (16), homem não identificado lançou explosivo contra o prédio da representação diplomática, em Botafogo. Em repúdio ao ato, o MST expressa seu repúdio ao ataque, que reflete o aumento de declarações anti-chinesas nos últimos meses.

Confira nota oficial do MST na íntegra:

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra repudia veementemente o atentado contra o Consulado da China no Rio de Janeiro, ocorrido na noite de 16 de setembro. Também expressamos total solidariedade ao corpo consular chinês e exigimos uma rápida investigação e a respectiva punição desse ato inaceitável.

Ainda que se trate de uma ação isolada, ela também é sintoma do aumento de declarações anti-chinesas nos últimos meses, muitas delas proferidas por membros do governo federal e seus apoiadores. Que a punição ao autor do atentado sirva de lição para aqueles que insistem em manchar a longa, pacífica e estratégica relação entre Brasil e China.

Por fim, expressamos nosso profundo respeito ao povo chinês, que ontem, 18 de setembro, relembrou com pesar os 90 anos da primeira invasão japonesa à China, à qual se estendeu até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945. Mais de 20 milhões de chineses perderam suas vidas na resistência ao fascismo. Que esse exemplo de luta jamais seja esquecido.

São Paulo, 19 de setembro de 2021.

*Editado por Fernanda Alcântara