Jornada Nacional

Semear o presente, respirar no futuro: árvores vivas e fora Bolsonaro

Durante a Semana da Árvore, o MST convoca a militância para semear o esperançar de um futuro integrado à sustentabilidade, plantando mudas dos biomas nativos pelo Brasil
Sem Terrinhas durante plantio de árvores, 2021. Foto: MST-SP

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Entre os dias 20 a 25 de setembro, na semana em que se comemora o Dia da Árvore (21/09), O MST lança mais uma jornada de atividades, convocando todas e todos os trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra a integrar uma programação de ações diversas, para que haja mais árvores vivas e áreas de florestas recuperadas. Cada muda plantada será também um ato de resistência contra a política de destruição ambiental e da natureza do atual governo.

Durante a jornada, que tem como lema: “Semear o Presente, Respirar no Futuro: Árvores Vivas e Fora Bolsonaro”, a luta pela Reforma Agrária Popular se torna também a luta pelo manejo sustentável dos recursos naturais das áreas de acampamentos e assentamentos, mobilizando na prática ações transformadoras para o meio ambiente e um novo mundo com maior respeito e equilíbrio com a biodiversidade.

Entre as atividades previstas para esta semana, que envolvem as famílias camponesas Sem Terra, estão a coleta de sementes, construção da Rede de Viveiros Populares, fortalecimento dos Sistemas Agroflorestais (SAFs), recuperação de nascentes, oficinas, espaços de estudo e formação, doações solidárias de mudas, entre outras ações de conscientização e mobilização para que as áreas de Reforma Agrária Popular mantenham seus biomas nativos vivos, recuperados e preservados.

Bárbara Loureiro, da coordenação nacional do MST e da coordenação do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, salienta que o mês de setembro é um período emblemático nas lutas por um mundo mais sustentável, pois além do Dia da Árvore, neste mês também é celebrado os dias dos biomas da Amazônia e Cerrado, em que foram realizadas atividades de plantio nos locais desses biomas, em áreas de acampamentos e assentamentos do MST, na regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste do país.

Card jornada “Semear o Presente, Respirar no Futuro: Árvores Vivas e Fora Bolsonaro”. Arte: MST

A realização dessa jornada, segue como mais uma etapa de implementação do Plano Nacional do MST: “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”, que visa plantar 100 milhões de árvores nos próximos dez anos. Somente no ano passado, quando o plano foi lançado, 1 milhão de árvores foram plantadas. Bárbara também ressalta a importância da construção do plano e as ações desta semana, a partir da perspectiva de denúncia sobre os ataques aos bens comuns da natureza.

“Sobretudo nos nossos territórios. Como isso afeta os nossos territórios, como as queimadas, a crise hídrica, a enxurrada de agrotóxicos que o agronegócio usa. Mas também nessa perspectiva de anúncio do plantio, da agroecologia e da produção de alimentos saudáveis,” ressalta Bárbara.

A partir desta terça-feira (21/09), será lançado no site do MST, a página especial do Plano Nacional de Plantio de Árvores, em que será possível acompanhar o histórico das ações do plano e toda a trajetória que traçamos, plantando mudas e o esperançar, aspirando no presente um futuro com sementes de ações transformadoras. Acompanhe as mobilizações da semana da árvore nas matérias e em especiais de cobertura no site e nas redes sociais do MST.

*Editado por Solange Engelmann