Minas Gerais

MST inicia experiência de turismo da Reforma Agrária na Zona da Mata Mineira

Visitantes realizaram um dos passeios oferecidos no assentamento Dênis Gonçalves, com visita aos produtores, caminhada à Toca da Índia, observação de aves e plantio de mudas
Recepção aos visitantes de turismo da Reforma Agrária no assentamento Dênis Gonçalves, em MG. Fotos: Dowglas Silva/@dowglasilva, Gustavo Caetano/@gcaetanoj, Gabriel Brandão/@gabrielbrandao_foto,
Almir Júnior/@jun0r.almeida_, Marcelo Müller/@muller_Marcelo

Por Maria Celeste Lustosa
Para Página do MST

No último sábado, (25/09) aconteceu a primeira experiência de atividades turísticas em assentamentos do MST, na Zona da Mata mineira, no sudeste de Minas Gerais. O Turismo da Reforma Agrária foi posto em prática pelas assentadas e assentados do assentamento Dênis Gonçalves, localizado nos município de Goianá e Chácara, que recepcionaram mais de 40 pessoas com um farto café da manhã.

Os visitantes foram divididos em quatro grupos e realizaram um dos passeios oferecidos, com o seguinte roteiro: visita aos produtores, caminhada à Toca da Índia ou observação de aves. E um almoço camponês, regado à muita integração e alimentos agroecológicos, finalizou o evento. O Plano Nacional do MST “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis” foi contemplado com o plantio de mudas nativas.

Aconteceu e foi muito bom!” Mensagens de elogio e agradecimento chegam de toda parte. Os observadores de aves ficaram tocados com a beleza do local e a diversidade de espécies. Os visitantes da Toca da Índia encantados pela beleza do vale e pela história dos povos originários do local. E quem foi conhecer os produtores locais amou visitar as hortas e pisar na terra que produz o alimento saudável e acessível.

A coordenadora do MST em Minas Gerais, Priscila Araújo, reforçou que o Turismo da Reforma Agrária é uma forma de oferecer ao conjunto da sociedade o acesso aos bens naturais e culturais dos territórios da Reforma Agrária.

A experiência contou com o apoio da Prefeitura de Chácara, do Centro Cultural de Goianá, do Centro de Observação de Aves de Juiz de Fora/COA-JF e da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Siga o perfil oficial Turismo da Reforma Agrária no Instagram: @turismo.mst

*Editado por Solange Engelmann