Produção

Fernando Haddad visita assentamento do MST em São Paulo

Entre as atividades, Haddad participou da colheita de trigo e conheceu a agroindústria de beneficiamento de grãos na região
Foto: Manuela Hernandez

Por Setor de Comunicação MST em SP
Da Página do MST

O ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, esteve em visita ao sudoeste paulista na última sexta-feira (24), no assentamento Pirituba, localizados nos municípios de Itapeva e Itaberá (SP).

Ao chegar, Haddad foi conhecer as experiências das escolas Terezinha De Moura e Franco Montoro, localizadas na Agrovila I. Lurdes Sanchéz Sanchéz, assentada e diretora das escolas, explicou que a educação é uma preocupação das famílias desde o primeiro dia da ocupação, em 1984, e que hoje as crianças e adolescentes não precisam ir para a cidade para estudar, já que têm a escolarização garantida desde educação infantil até o ensino médio.

“Isso é a conquista por organização da luta das famílias, em parceria com órgãos públicos municipais e estaduais para conseguirmos a escolarização no campo. Hoje também já conquistamos, junto à secretaria de educação, para fazer com que a educação não seja só no campo, senão que seja também do campo, com um perfil e com as práticas voltadas para o campo. E isso já está regulamentado como lei no município de Itapeva”, afirmou.

A visita seguiu para a Copagri, localizada na Agrovila III, onde Haddad participou da colheita de trigo e conheceu a agroindústria de beneficiamento de grãos. De acordo com Marcio Ramos, as famílias vinculadas à cooperativa produzem e beneficiam milho, feijão, soja, e agora estão realizando a colheita e beneficiamento do trigo. “Esse trigo será beneficiado na nossa própria agroindústria, como secagem, limpeza e armazenagem. Temos armazenagem para um suporte de cinco mil toneladas, onde o grão fica armazenado para que consiga vender quando alcance um bom preço para o produtor”, assinalou.

Produção de alimentos na Agrovila 3, no assentamento Pirituba. Foto: Manuela Hernandez

O professor também participou do plantio de feijão orgânico e conheceu a estrutura de beneficiamento de grãos, na Agrovila V. Ana Terra Reis, do Setor de Produção do MST, explicou que a expectativa é colher quinze hectares de feijão orgânico, o que corresponde, aproximadamente, a 50 mil quilos de grãos, como uma experiência piloto do Movimento. Os assentamentos da Regional Sudoeste forneceram em torno de um milhão de quilos de feijão para a merenda escolar durante a gestão de Fernando Haddad na prefeitura de São Paulo.

Em seguida, o ex-ministro concedeu uma entrevista à Rádio Camponesa, onde falou sobre temas como educação, alimentação escolar, necessidade da Reforma Agrária para a produção de alimentos e enfrentamento à desigualdade social, demarcação de terras indígenas e democratização da comunicação. O dia terminou com uma plenária da qual participaram organizações, lideranças e militância da região.

Confira o vídeo da visita:

Veja também o álbum de fotos do ato:

*Editado por Fernanda Alcântara