Agroecologia é o Caminho

Feira Cícero Guedes ocupa o Centro de Macaé, no Rio de Janeiro

Os trabalhadores e as trabalhadoras comercializaram uma diversidade de produtos orgânicos livres de veneno
A Feira é mais um instrumento de comercialização, formação e divulgação da luta pela terra. Foto: Rui Porto Filho / SindipetroNG

Por Coletivo de Comunicação do MST no RJ
Da Página do MST

Famílias Sem Terra realizaram nesta última sexta-feira a 13º edição da Feira Estadual da Reforma Agrária Cícero Guedes, em Macaé, no Rio de Janeiro.

O MST, em sua trajetória de 25 anos no estado, já consolidou a Feira Estadual da Reforma Agrária como instrumento de comercialização, formação e divulgação da luta pela terra. A feira homenageia o companheiro Cícero Guedes, dirigente do Movimento tombado em 2013 pelo latifúndio improdutivo.

Nesta semana, as famílias Sem Terra do assentamento Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira e do acampamento Edson Nogueira, ambos localizados em Macaé, protagonizaram esta edição da Feira que aconteceu na praça Veríssimo de Mello.

Os trabalhadores e as trabalhadoras levaram uma diversidade de produção orgânica livre de venenos, como aipim, abóbora, mamão, banana, cana-de-açúcar, feijão preto e vermelho, mostarda, urucum, tempero desidratado, cachu, ervas medicinais, pimenta, bolo, broa, doce de mamão, húmus, tomatinho. E alguns produtos nacionais, vindos de outros estados do país, como o arroz, café, leite, creme de leite, açúcar e etc.

Recentemente as famílias do assentamento PDS Osvaldo de Oliveira obteve uma importante vitória no Superior Tribunal de Justiça (STJ) para consolidação do projeto de reforma agrária, do desenvolvimento sustentável das famílias e da produção agroecológica no território.

Roda de capoeira durante a Feira Cícero Guedes. Foto: Rui Porto Filho / SindipetroNG

No acampamento Edson Nogueira, onde funciona a Unidade Pedagógica de Agroecologia, há quase quatro anos os trabalhadores e trabalhadoras lutam para a conquista da concessão de uso da área de 72 hectares para consolidação de uma escola na comunidade.

A feira contou com a participação dos parceiros e parceiras da região. Ainda no período da manhã houve capoeira com o mestre Dengo, onde os feirantes tiveram um momento de integração com a população de Macaé e estavam conhecendo os produtos agroecológicos produzidos na região. Passaram pela feira também estudantes e professores, além dos petroleiros do Sindipetro-NF, que também comemoram este ano 25 anos de organização na região.

*Editado por Wesley Lima