Cultura

Cavalgada do MST reafirma a luta pela terra e a valorização da cultura sertaneja

Ação realizada em Piranhas, no Alto Sertão de Alagoas, reuniu centenas Cavalgada do MST reafirma a luta pela terra e a valorização da cultura sertaneja em Alagoas
Fotos: MST em Alagoas

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Realizada no último domingo (03), a Cavalgada do MST no município de Piranhas, no Alto Sertão de Alagoas, reuniu centenas de pessoas em um dia de atividades que pautou a luta pela Reforma Agrária na região e a valorização das manifestações culturais.

A Cavalgada percorreu os assentamentos do movimento na região, com um verdadeiro mar de gente que, em seus cavalos, levantavam bandeiras, palavras de ordem, músicas e espalhavam a animação sertaneja por onde passavam.

“Nossa cavalgada reuniu mais de 400 vaqueiros, resgatando essa que é uma das paixões do povo sertanejo”, comentou José Neto, da Direção Nacional do MST e assentado na cidade de Piranhas.

De acordo com José Neto a cavalgada conseguiu dialogar com diversos povoados vizinhos aos assentamentos que se somaram ao chamado do Movimento para a atividade.

“Por onde a gente passava, tinha gente querendo participar”, sinalizou o dirigente. “Essa é mais uma iniciativa que desenvolvemos no Sertão Alagoano para demarcar nossa defesa dessa região, do que é produzido nos mais diversos aspectos: da produção de alimentos até a produção cultural tão rica nesse território”.

A atividade contou com a participação de vaqueiros dos diversos assentamentos e acampamentos da região, bem como de sertanejos das cidades vizinhas.

“Pretendemos avançar cada vez mais nesse diálogo com a população a partir das manifestações populares dos trabalhadores e trabalhadoras, isso é também lutar pela construção concreta e cotidiana da Reforma Agrária Popular”, explicou José Neto.

De acordo com a direção do MST na região, outras edições de cavalgadas populares devem ocorrer nos demais municípios do Sertão Alagoano, potencializando os diálogos e as manifestações culturais do povo sertanejo.

Confira abaixo algumas fotos:

*Editado por Fernanda Alcântara