Soberania Alimentar

“Conferência contra fome” reúne organizações e entidades do campo e da cidade neste sábado (16)

A iniciativa é organizada pelo MST, Mídia Ninja e 342 Artes; Veja como acompanhar ao vivo
Arte da Conferência contra a Fome

Da Página do MST

O Dia Internacional de Luta pela Soberania Alimentar, comemorado neste 16 de outubro, será marcado por um sequência de atividades online na defesa da vida e da alimentação saudável para todos. Com esse mote, a Conferência contra Fome, com início marcado para às 11h, irá reunir neste sábado mais de 20 representações de movimentos e organizações populares, do campo e da cidade, com o objetivo de denunciar a escalada da fome no Brasil, apontando os desafios e perspectivas.

A Conferência é uma realização do MST, Mídia Ninja e 342 Artes e será transmitida ao vivo no Facebook e YouTube dessas respectivas organizações.

A denúncia em torno do aumento da fome é urgente. Em constante crise política e econômica, agravada pela condução desastrosa da pandemia da Covid-19 pelo governo Bolsonaro, o Brasil intensifica a cada dia o cenário de extrema pobreza, conforme aponta estudo da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Pessan).

Divulgado em abril, a pesquisa mostra que quase 20 milhões de brasileiros passam períodos de 24 horas sem ter o que comer. Cerca de metade da população – 116,8 milhões de pessoas – sofre atualmente de algum tipo de insegurança alimentar.

De acordo com o “Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil”, a situação vem piorando de forma acelerada com o atual governo. “Em apenas dois anos, o número de pessoas em situação de insegurança alimentar grave saltou de 10,3 milhões para 19,1 milhões. Nesse período, quase 9 milhões de brasileiros e brasileiras passaram a ter a experiência da fome em seu dia a dia”, aponta o relatório.

O levantamento foi realizado em 2.180 domicílios das cinco regiões do Brasil, em áreas rurais e urbanas, de 5 a 24 de dezembro de 2020. Dos 116,8 milhões de pessoas atualmente em situação de insegurança alimentar, 43,4 milhões (20,5% da população) não contam com alimentos em quantidade suficiente (insegurança alimentar moderada ou grave) e 19,1 milhões (9% da população) estão passando fome (insegurança alimentar grave).

Lute contra a fome

A Conferência faz parte do calendário de transmissões ao vivo e ação nas redes puxadas ou organizadas em parceria com o MST para o dia da Soberania Alimentar. Além disso, o Movimento divulgou na tarde desta quinta-feira (15), o documento “Alimentação é Direito de todo Ser Humano” se posicionando diante do problema da fome em nosso país.

Baixe o documento AQUI; Confira o calendário:

Serviço

Conferência contra Fome

Quando? Sábado (16/10)
Horas? 11H
Aonde? Facebook e YouTube do MST