Solidariedade

No Ceará, Movimentos Populares realizam doação de alimentos no Dia Mundial da Alimentação

Organizações populares doam 1500 marmitas solidárias em Fortaleza (CE)

Por Aline Oliveira
Da Página do MST

Ao todo 1500 marmitas são distribuídas neste sábado (16). Foto: Aline Oliveira

Durante todo o dia de hoje (16), data que marca o Dia Mundial do Direito à Alimentação, Movimentos Populares doam 1500 marmitas às famílias que vivem em vulnerabilidade social em Fortaleza, no Ceará. A ação faz parte da “Jornada da Soberania Alimentar: Contra o Agronegócio para o Brasil não passar fome”.

A ação é organizada por Movimentos Populares do campo e da cidade, Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Levante Popular da Juventude, Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento pela Soberania Popular (MAM), Movimento de Trabalhadores por Direitos (MTD), e Consulta Popular.

As marmitas estão sendo preparadas no Centro de Formação Frei Humberto, com produtos da Reforma Agrária, vindo de assentamentos e acampamentos do MST.

“A Jornada Internacional pela Soberania Alimentar é organizada pela Via Campesina e tem como objetivo trazer presente a denúncia à fome que vem crescendo a cada dia, entendendo que ela é fruto de uma decisão política do Estado e de governos, de negação de direitos, principalmente direitos como acesso à terra, a água e condições de trabalho”, afirmou Genivando Santos, da Direção Nacional do MST.

“A Jornada também tem o objetivo de anunciar a Reforma Agrária e o seu papel de alimentar a sociedade com a produção de alimentos saudáveis para o campo e a cidade, tendo como base a solidariedade como um valor humano fundamental, suprindo assim, a necessidade daqueles e daquelas que estão precisando principalmente de comida na mesa”, explicou o dirigente.

Flávia Camara, moradora da ocupação no viaduto da Borges de Melo, agradeceu aos movimentos que estão fazendo a ação de solidariedade e destacou a situação vivida hoje na comunidade. “Hoje nós temos 58 famílias, 76 crianças, totalizando 139 pessoas que se encontram com muitas dificuldades para garantir o alimento de cada dia. Agradeço em nome de toda nossa comunidade, estamos muito felizes por terem nos escolhidos para realizar essa doação. Hoje, um dia simbólico no combate à fome, essa doação vai ajudar a saciar a fome de quem precisa”, disse.

Já Bruna Raquel, da direção do MTD, a ação em unidade no dia de hoje marca mais um momento da solidariedade construída pelas organizações populares. “Estamos hoje a convite da Via Campesina e do MST realizando essa ação de doação de marmitas nas periferias para famílias que estão em vulnerabilidade social e que de fato precisam dessa ação, que vem sendo feita não somente hoje, mas tendo a simbologia do dia 16 de outubro no combate à fome, nossa ação é ainda mais forte”, destacou Bruna.   

A Jornada teve início dia 10 e se encerra hoje (16) com diversas ações de solidariedade e denúncias em todo o país.

*Editado por Gustavo Marinho