Resistência

MST ocupa BR e desmente fake news sobre novas ocupações no Rio Grande do Norte

No último sábado (16), 150 famílias ocuparam as margens da RN-188, na região Potiguar do Seridó. No Twitter, influencer bolsonarista incita que atirem contra as(os) Sem Terra
Famílias Sem Terra do Acampamento Retomada Seridó, RN. Foto: Luisa Medeiros

Por Comunicação MST no RN
Para a Página do MST

No último sábado (16), o MST do Rio Grande do Norte ocupou uma área nas margens da RN-188, que liga os municípios de Jucurutu e Caicó, região do Seridó Potiguar.

A ocupação aconteceu com aproximadamente 150 famílias, com o objetivo de lutar pela terra e Reforma Agrária Popular, num contexto em que a fome e o desemprego assolam o país.

O “Acampamento Retomada Seridó” está localizado nas proximidades da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Encontra-se em fase de construção das moradias, em barracos de lona, para abrigar cerca de 300 famílias Sem Terra vindas de vários municípios da região.

A ocupação da rodovia, que é uma área pública, aconteceu de forma pacífica. Entretanto, após a ocupação, muitos blogs sensacionalistas bolsonaristas disseminaram informações falsas, baseadas em supostos áudios vazados nas redes sociais e incitando ataques à tiros aos Sem Terra.

As famílias que ocupam as margens da BR o fazem em reivindicação por Reforma Agrária,  oriundas de comunidades e bairros periféricos da região. São pessoas que necessitam do  acesso à terra para obter condições de subsistência, trabalho e vida digna no campo.

Bolsonarista incita que atirem sobre Sem Terras

No Twitter, o bolsonarista autointitulado “Black Power do Bolsonaro”, Maicon Sulivan, publicou na tarde desta terça-feira (19) uma mensagem incitando fazendeiros à atirarem nas(os) Sem Terra:

“MST está planejando invadir fazendas na região do Seridó (RN/PB), a informação parte de áudios que vazaram.” Proprietários, vocês já sabem como resolver isso né? [emotions de arma e bala]

Imagem: Reprodução/Twitter

Acampadas(os) desmentem a existência dos áudios e a intenção de ocupar terras privadas na região. “Em momento algum houve áudios ou coisas desse tipo, isso são fakenews bolsonaristas que ocorrem muito aqui na região”, menciona o acampado Jonh Nascimento, lamentando o uso de notícias falsas e incitação de violência sobre as famílias acampadas.

Acampamento Retomada Seridó

Acampadas(os) afirmam ainda que está previsto na Constituição Federal de 1988, no artigo 188-186, que toda terra deve cumprir sua função social, do contrário deve ser destinada para a finalidade de Reforma Agrária.

“O movimento está aqui reafirmando que a luta que estamos fazendo é uma luta legal, estamos à margem da BR, em um acampamento permanente. E esse acampamento só vai sair daqui quando as autoridades solucionarem a questão da terra aqui da região do Seridó, que seria um assentamento para as 300 famílias Sem Terra aqui da região, tanto de Caicó quanto da região ao redor”, declaram.

Acampamento Retomada Seridó, RN. Foto: Comunicação MST no RN

A direção do MST no estado também informou que os próximos passos sobre as reivindicações feitas pelas famílias serão formalmente encaminhados por meio de um pedido de diálogo com o Governo e com a Secretaria do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (SEDRAF).

Quanto à incitação de crime e ameaças contra as(os) acampadas(os), a direção do MST no Rio Grande do Norte declara que “já está tomando providências jurídicas cabíveis, no sentido de acionar os órgãos de segurança pública para apurá-las.”

*Editado por Fernanda Alcântara