Sem Terrinha

MST na Bahia realiza a 1ª Plenária das Crianças Sem Terra

Mesmo em atividade remota, Sem Terrinha de toda a Bahia participaram de atividades durante a jornada
Jornada Sem Terrinha na Bahia. Foto: Comunicação do MST na Bahia

Por Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

As crianças organizadas no MST realizam todos os anos, no mês de Outubro, a Jornada de luta dos Sem Terrinha, com atividades que envolviam de plantio de árvore na áreas coletiva e no seus lotes, passeata, audiência entre outros.

Mas desde do início da pandemia, as atividades presencial foram suspensas as crianças Sem Terra, que mesmo assim continuam cultivando a construção de uma sociedade mais digna e igual para todos e todas. Este ano, a jornada  esse no teve como tema “Viva  Paulo Freire, um educador do Povo”.

Durante a jornada as crianças Sem Terra da Bahia realizaram atividade de norte a sul, de leste a oeste do estado. Com plantio de árvore frutíferas e nativas, elas escreveram cartas, poemas, fizeram doação de alimentos saudáveis produzidos nas áreas de acampamentos e assentamentos, culminando em uma belíssima Plenária Estadual nesta última sexta-feira (22), com muitos gritos de ordem, sonhos, risos e brincadeiras.

O pequeno Wanderson Frantchesco, de 5 anos, do extremo sul, participou em casa das brincadeiras e contos de história. Já Olga Flor, da Chapada Diamantina, cantou e revelou que estava vivendo “um momento mágico de ver tantos Sem Terrinha mesmo à distância”.

Desde o surgimento, o MST sempre se preocupou com o protagonismo das crianças na luta e na construção de acampamentos e assentamentos, buscando quebrar o paradigma que as crianças são futuro: elas são construtores diários de uma infância saudável e feliz, no agora.

De acordo Sintia, do setor estadual de educação, “a luta pela terra e o direito pela educação tem a mesma importância na construção de uma sociedade igual e direito para todos. Por esse motivo, espaço como esse importante para formação de nossas crianças na luta por escola, cultura, esporte e lazer no campo”.

E os gritos entoados pelas crianças Sem Terra são reveladores do sentido da jornada: “Quem são vocês? Sem Terrinha outra vez. O que traz? A vitória nada mais.”

Confira abaixo algumas fotos da Jornada e da Plenária Sem Terrinha no Estado:

*Editado por Fernanda Alcântara