Política

Documentário “Lava Jato: um cupim contra o Brasil” será lançado neste dia 08/11

Documentário vai ao ar nacionalmente às 19 horas desta segunda-feira através de uma ampla rede de veículos e movimentos populares
Arte: Reprodução

Do Comitê Lula Livre

Será lançado na próxima segunda-feira, 08, o documentário “Lava Jato: um cupim contra o Brasil”, que apresenta de forma didática os danos causados pela operação Lava Jato à economia brasileira, com o desmonte de setores importantes que eram grandes geradores de empregos. O filme revela como a operação foi decisiva para a formação da crise que vivemos hoje no país.

A data escolhida é um marco: neste dia faz dois anos que o ex-presidente Lula foi solto da prisão política a que foi submetido injustamente em Curitiba, como principal alvo desta operação que se dizia contra a corrupção. O documentário vai ao ar às 19 horas através de uma ampla rede de veículos e movimentos populares, num verdadeiro pool na Internet, articulado pelo Comitê Nacional Lula Livre Brasil Livre.

Em nome de uma falsa cruzada contra a corrupção, mesma pauta genérica usada para atacar Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek e João Goulart no passado, a Lava Jato atacou diretamente setores estratégicos da indústria nacional, como os de petróleo, gás e  construção civil. “Essa alteração do projeto de desenvolvimento do Brasil faz com que você vá substituindo um emprego estruturado, vinculado a uma carteira de trabalho assinada, com direitos garantidos, por uma falsa liberdade deste trabalhador que tem simplesmente ir atrás da sua sobrevivência”, aponta Fausto Jr., diretor do Dieese e um dos entrevistados do curta.

Além de entrevistas com especialistas no assunto, como o diretor do Dieese ou o ex-coordenador da Federação Única dos Petroleiros (FUP) José Maria Rangel, o documentário conversa diretamente com famílias que tiveram sua vida alterada economicamente nos últimos anos. Ao longo dos pouco mais de 10 minutos, são utilizados recursos interativos, como a animação em whiteboard, o que facilita a didática.

A narração fica a cargo do ator Antônio de Grassi, conhecido ícone da teledramaturgia e do cinema brasileiro. Ele é ex-presidente da Funarte, foi secretário de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e presidente do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Atualmente é o Diretor-Presidente do Instituto Inhotim. Atuou em filmes como O Pagador de Promessas e Carandiru e novelas como Chocolate com Pimenta, Mandacaru, além de diversos outros trabalhos no teatro e no cinema.

Serviço

O que. Lançamento do Curta-documentário “Lava Jato: um cupim contra o Brasil”
Data. 08/11
Hora. 19 horas
Onde assistir. Redes do Comitê Nacional Lula Livre Brasil Livre e parceiros