Cuba

Cuba reabre suas fronteiras ao turismo a partir deste 15 de novembro

Em entrevista coletiva à imprensa alternativa, o Cônsul Geral de Cuba, Pedro Monzón, falou sobre planos de Cuba após pandemia e respondeu perguntas sobre conjuntura do país
Capital de Cuba, Havana, reabre para turismo na próxima segunda-feira (15/11). Foto: Pixaelbay

Da Página do MST

Nesta terça-feira (09/11), em entrevista coletiva à mídias alternativas e veículos de esquerda, foi anunciada a reabertura gradual das fronteiras de Cuba para o turismo, além do Festival de Turismo #RespiraCuba. O objetivo é estimular a ida de brasileiros à Ilha.

O Cônsul Geral de Cuba, Pedro Monzón, explicou sobre o processo de reabertura, ressaltando inicialmente os impactos da pandemia no mundo e a importância da vacinação em massa na Ilha para este momento. “Mais de 90% da população cubana estará vacinada, com vacinas seguras e eficazes. Além disso, já estamos na quarta dose de reforço da vacina, começando pelos profissionais de saúde”, afirmou.

Toda a população cubana ligada ao setor do turismo e à saúde já estão vacinados para atender aos turistas. Dados do Ministério da Saúde Pública de Cuba indicam que 92,6% dos 11,2 milhões de pessoas que vivem na Ilha já foram vacinadas. A Ilha também se destaca como o primeiro país no mundo a iniciar vacinação contra a covid-19 em crianças de 2 a 11 anos. Segundo eles, o cuidado em garantir a reabertura para o turismo com maioria da população já vacinada vem de uma preocupação do governo local em garantir a saúde dos cubanos e dos visitantes.

O Ministério do Turismo de Cuba trabalha em função de uma recuperação responsável do turismo, e por isso uma série de protocolos sanitários foram cuidadosamente pensados para essa retomada. Vigilância de pacientes sintomáticos, testes de PCR e exigência do comprovante de vacinação fazem parte das normas estabelecidas para entrada no país.

Segundo Monzón, os turistas com sintomas irão para locais específicos e serão submetidos a exames e cuidados médicos. “Cuba tem medicamentos únicos no mundo. As vacinas distribuídas em Cuba são efetivas e serão reconhecidas pela OMS e a OPAS, mas o processo é demorado, não é uma questão ideológica ou política”, afirmou.

O turismo em Cuba é muito forte e importante. Os investimentos desse setor na Ilha vão para benefício do próprio povo cubano, fazendo de Havana, capital do país, o quarto lugar mais desejado para viagem ​​na lista do Wanderlust Travel Awards 2021, elaborado pela revista de viagens britânica Wanderlust.

De acordo com Monzón, isso se dá graças às boas estruturas em Cuba. “Não há tráfico de drogas, os índices de violência são baixos, não há moradores de rua, além do povo hospitaleiro e amigável. Turismo de praia, de história, cultural, as instalações confortáveis e reformadas e os 10 aeroportos nacionais inaugurados, também são destaques”, ressaltou.

Protestos

Um dos questionamentos levantados pelos jornalistas foram as manifestações contrarrevolucionários marcadas para o dia 15 de novembro, na mesma data em que Cuba reabre seu turismo internacional e do retorno de crianças, adolescentes e jovens às aulas presenciais. 

Monzón defendeu que as manifestações, orquestradas por agentes norte-americanos, querem causar distúrbios que resultem em ação violenta, “mas que não terão sucesso, pois são insignificantes”.

“O bloqueio rende muito dinheiro ao império, mas Cuba está tomando muitas medidas para poder sobreviver ao bloqueio. A agricultura está tendo mais autonomia com investimentos do Estado. O núcleo duro do sistema está garantido – do desenvolvimento estatal. As cooperativas agrícolas estão fornecendo alimentação aos hotéis e as cooperativas tem que se desenvolver como base do socialismo. Todos os governantes (inclusive o presidente) estão visitando os locais mais precários. Não é fácil superar o bloqueio, mas temos que resistir e progredir! Ninguém em Cuba morre de fome, graças ao Socialismo”, ressaltou Monzón ao ser questionado sobre a conjuntura.

#RespiraCuba

Pedro Monzón, Cônsul Geral de Cuba. Foto: Divulgação

O evento #RespiraCuba será realizado nos dias 26 e 27 de novembro. O primeiro dia é voltado para agências de turismo e interessados do Brasil em viajar à Ilha. No segundo dia, a programação conta com um festival de cultura cubana para estimular o turismo para o país.

Nesse momento crucial de retomada do turismo em todo o mundo, com o arrefecimento da pandemia de coronavírus, o Brasil ganha destaque, por isso, a expectativa de atrair os brasileiros para aproveitar as belezas da ilha é grande.

*Com informações do Ministério de Turismo de Cuba e Assessoria de Imprensa
**Editado por Maria Silva