Solidariedade Sem Terra

Mãos solidárias inaugura sua primeira cozinha comunitária nas palafitas de Recife

Campanha distribuía marmitas no local e agora, com ajuda da comunidade, poderá fornecer até 500 refeições diariamente
Moradores e integrantes de movimentos populares contribuem na cozinha para preparar os alimentos para a comunidade. Foto: Lucila Bezerra/ Brasil de Fato PE
Ouça aqui o áudio

Por Lucila Bezerra
Do Brasil de Fato

Para 19 milhões de brasileiros, as panelas estão vazias, falta comida. Este número reflete a quantidade de pessoas em situação de fome no país em 2020, segundo a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Penssan). Com a covid-19, a insegurança alimentar aumentou em 19% no Brasil.

Diante disso, foi criada a campanha Mãos Solidárias, que desde o início da pandemia já distribuiu mais de 690 mil marmitas e 890 mil toneladas de alimentos da reforma agrária para pessoas em situação de rua e famílias pobres. Agora, a campanha finca os pés nas palafitas do Pina, na zona sul do Recife, com a inauguração da sua primeira cozinha comunitária em Pernambuco.

“É imprescindível a classe trabalhadora se ajudar com o campo e cidade nessa conexão. Agora que um setor está mais sofrido, essas doações são imprescindíveis, mesmo os alimentos vindos do MST [Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra] como de outras pessoas da cidade, partilhando para nós conseguirmos superar esse governo genocida”, analisa Paulo Mansan, coordenador da campanha.

A cozinha tem capacidade para produzir 500 refeições por dia e foi construída junto com os moradores do local, que vão preparar os alimentos fornecidos pela campanha.

“Eu estou muito agradecida por esse pessoal ter vindo pra cá fazer doação de almoço. Eu estou muito agradecida por trazerem almoço para cá, fazer doação para a gente”, agradece Ivanise Serafina Silva, que é coordenadora da cozinha e é moradora da região.

Edição: Vanessa Gonzaga