Pesar

Em nota, MST se despede de Edson Pintor

Militante do MST em Goiás transformou sua vida em ação cotidiana de rebeldia, contestação, amor e arte
Foto: Acervo MST em Goiás

Da Página do MST

Em nota, o Movimento Sem Terra se despediu de Edson Pintor, dirigente estadual do MST em Goiás que faleceu no último sábado (20). Edson sofreu um AVC hemorrágico no dia 9 de novembro. Prontamente atendido com um procedimento cirúrgico, foi mantido em coma induzido. No entanto, Edson não resistiu ao quadro e teve morte encefálica neste sábado.

Edson, representante legítimo da tradição muralista latino-americana, frequentemente se recusava a criar arte sozinho. Seus traços estão presentes em todo o estado de Goiás, em escolas, barracos de lona, centros de formação, muros, sindicatos, painéis, moradias de militantes.

Confira a nota completa:

Foto: Acervo MST em Goiás

Sobre nosso camarada Edson Pintor

Camaradas da luta popular goiana e brasileira

É com imensa dor que informamos que a equipe médica que cuida de nosso valoroso companheiro Edson Pintor acaba de declarar sua morte encefálica.

Edson se fez luta. Absolutamente inconformado com as injustiças promovidas pelo capitalismo, transformou sua vida em ação cotidiana de rebeldia, contestação, amor e arte. Representante legítimo da tradição muralista latino-americana, sempre denunciou e anunciou por meio das pinceladas. Frequentemente se recusava a criar arte sozinho. Entendia que ela, a arte, pode ser feita por qualquer criança, qualquer trabalhadora e trabalhador, desde que feita coletivamente. Esses traços estão presentes em todo o estado de Goiás, em escolas, barracos de lona, centros de formação, muros, sindicatos, painéis, moradias de militantes.

Contribuiu em inúmeros processos de trabalho de base desde Rondônia e, principalmente, em Goiás. Seja no campo ou na cidade, seu senso de urgência revolucionária tencionava a todos e todas a não se acomodarem. Estava sempre disposto a contribuir na tarefa que fosse convocado, independente das dificuldades existentes. À medida que avançava a idade, maior era a disposição e maior a convicção na necessidade da transformação social.

Nesses últimos anos, como dirigente do MST em um período de ascensão fascista, avançou ainda mais em seu amadurecimento intelectual e prático. Sabia perfeitamente da gravidade de nosso momento histórico, mas também da potencialidade que a reforma agrária popular tem como solução para parte significativa dos problemas goianos e brasileiros.

Cada uma e cada um que militou ao lado de nosso Edson Pintor sabe a honra que foi essa experiência. Camarada, seu exemplo seguirá nos motivando e a melhor forma de sempre lembrá-lo e mantendo firme a utopia socialista e a construção cotidiana da revolução brasileira.

Edson Pintor vive!

MST Goiás