Comemoração
Especial 4 Anos de Armazém do Campo em Belo Horizonte
Por Matheus Teixeira
Do setor de comunicação MST-MG
Em meio ao Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária realizado em novembro de 2017, no dia 25, o MST inaugurava a 3ª loja “Armazém do Campo” no país, nas terras da capital mineira, espaço de luta, comemorações, ponto de encontro da esquerda e de referência para a comercialização de produtos agroecológicos, orgânicos ou em transição em Belo Horizonte. Hoje a loja completa 4 anos mostrando à toda população que comer é um ato político e segue disseminando seus frutos pelo estado.
Os produtos comercializados no Armazém vêm das áreas de acampamentos e assentamentos do estado e do país. O café Guaiì, por exemplo, é conhecido nacionalmente por sua qualidade e por ser o café da resistência frente ao despejo arbitrário cometido pelo estado as famílias moradoras do Quilombo Campo Grande, no sul de Minas.
Moara de Araújo, gerente do Armazém, conta que a loja hoje conta com uma diversidade de mais de 900 produtos. “Passamos por muita coisa nestes 4 anos, muita animação no carnaval com a primeira edição do bloco “Pisa Ligeiro” que saiu daqui, depois muita tristeza com a pandemia”. Agradece e reconhece a todos que frequentam o Armazém desde a inauguração e aqueles que o encontraram depois, “vocês ajudaram a construir esses 4 anos do Armazém”.
Moara conta ainda que a loja vendeu cerca de 600kg de café Guaiì, durante a resistência no Acampamento Quilombo Campo Grande, fortalecendo a resistência, reconstrução da escola e da vida das famílias despejadas.
Cultura
Além de ofertar opções para uma alimentação saudável, o Armazém do Campo também apresenta uma programação cultural bem diversa. Gradualmente as atividades culturais vêm sendo retomadas após a pandemia, e hoje a programação fixa conta com o Samba da Nossa Terra aos sábados e o Sarau Preto uma vez por mês. Cada vez mais o espaço do Armazém vem sem procurado para realizações de eventos, como festas de aniversários, encontros entre outras comemorações.
Rede Armazém do Campo MG
Atualmente, o MST de Minas Gerais conta com uma rede Armazém do Campo, com lojas físicas espalhadas por várias regiões do estado. Teófilo Otoni, Uberlândia, Almenara, Montes Claros são as cidades onde o armazém possui lojas físicas, com perspectiva de abrir novas em outras regiões no próximo período, como Juiz de Fora e Governador Valadares.
Serviço
Armazém do Campo BH
Endereço: av. Augusto de Lima, n°2136 (esquina com Contorno) – Barro Preto
Horário de Funcionamento: segunda à quinta de 8h às 19h, sexta de 8h às 23h e sábado, das 9h às 15h
Armazém do Campo Almenara
Endereço: rua Argemiro Aguilar 1442, Pedro GomesHorário de Funcionamento: segunda a sábado das 7h às 12h e das 14h às 20
Armazém do Campo de Teófilo Otoni
Endereço: Rua Epaminondas Otoni, 318, Centro
Horário de Funcionamento: segunda a sexta feira de 7h às 17h, sábado de 7h às 12h
Armazém do Campo Montes Claros
Endereço: Estrada da produção km 14/ Assentamento Estrela do Norte.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira de 8h às 20:30h
Sábado e domingo das 8h às 00:00h
Armazém do Campo Uberlândia
Endereço: Rua Olégario Maciel 255 – centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8 às 18h, sábado das 8h às 12h
Site da rede Armazém:
https://armazemdocampo.com.br/
*Editado por Fernanda Alcântara