Comemoração

Especial 4 Anos de Armazém do Campo em Belo Horizonte

Semeando Cultura e comida de verdade na capital Mineira
Armazém do Campo em minas Gerais. Foto: Agatha Azevedo

Por Matheus Teixeira
Do setor de comunicação MST-MG

Em meio ao Circuito Mineiro de Arte e Cultura da Reforma Agrária realizado em novembro de 2017, no dia 25, o MST inaugurava a 3ª loja “Armazém do Campo” no país, nas terras da capital mineira, espaço de luta, comemorações, ponto de encontro da esquerda e de referência para a comercialização de produtos agroecológicos, orgânicos ou em transição em Belo Horizonte. Hoje a loja completa 4 anos mostrando à toda população que comer é um ato político e segue disseminando seus frutos pelo estado.

Os produtos comercializados no Armazém vêm das áreas de acampamentos e assentamentos do estado e do país. O café Guaiì, por exemplo, é conhecido nacionalmente por sua qualidade e por ser o café da resistência frente ao despejo arbitrário cometido pelo estado as famílias moradoras do Quilombo Campo Grande, no sul de Minas.

Inauguração do armazém do campo em BH, em novembro de 2017. Foto: Acervo MST

Moara de Araújo, gerente do Armazém, conta que a loja hoje conta com uma diversidade de mais de 900 produtos. “Passamos por muita coisa nestes 4 anos, muita animação no carnaval com a primeira edição do bloco “Pisa Ligeiro” que saiu daqui, depois muita tristeza com a pandemia”. Agradece e reconhece a todos que frequentam o Armazém desde a inauguração e aqueles que o encontraram depois, “vocês ajudaram a construir esses 4 anos do Armazém”.

Moara conta ainda que a loja vendeu cerca de 600kg de café Guaiì, durante a resistência no Acampamento Quilombo Campo Grande, fortalecendo a resistência, reconstrução da escola e da vida das famílias despejadas.

Cultura

Ensaio de bloco de carnaval no ADC. Foto: Dowglas Silva

Além de ofertar opções para uma alimentação saudável, o Armazém do Campo também apresenta uma programação cultural bem diversa. Gradualmente as atividades culturais vêm sendo retomadas após a pandemia, e hoje a programação fixa conta com o Samba da Nossa Terra aos sábados e o Sarau Preto uma vez por mês. Cada vez mais o espaço do Armazém vem sem procurado para realizações de eventos, como festas de aniversários, encontros entre outras comemorações.

Rede Armazém do Campo MG

Equipe do ADC no Samba da Nossa terra. Foto: Acervo MST

Atualmente, o MST de Minas Gerais conta com uma rede Armazém do Campo, com lojas físicas espalhadas por várias regiões do estado. Teófilo Otoni, Uberlândia, Almenara, Montes Claros são as cidades onde o armazém possui lojas físicas, com perspectiva de abrir novas em outras regiões no próximo período, como Juiz de Fora e Governador Valadares.

Serviço

Armazém do Campo BH

Endereço: av. Augusto de Lima, n°2136 (esquina com Contorno) – Barro Preto
Horário de Funcionamento: segunda à quinta de 8h às 19h, sexta de 8h às 23h e sábado, das 9h às 15h

Armazém do Campo Almenara
Endereço
: rua Argemiro Aguilar 1442, Pedro GomesHorário de Funcionamento: segunda a sábado das 7h às 12h e das 14h às 20

Armazém do Campo de Teófilo Otoni
Endereço: Rua Epaminondas Otoni, 318, Centro
Horário de Funcionamento: segunda a sexta feira de 7h às 17h, sábado de 7h às 12h

Armazém do Campo Montes Claros
Endereço: Estrada da produção km 14/ Assentamento Estrela do Norte.
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira de 8h às 20:30h
Sábado e domingo das 8h às 00:00h

Armazém do Campo Uberlândia
Endereço: Rua Olégario Maciel 255 – centro
Horário de funcionamento: segunda a sexta das 8 às 18h, sábado das 8h às 12h

Site da rede Armazém:
https://armazemdocampo.com.br/

*Editado por Fernanda Alcântara