Cultura

Filme Marighella será exibido no Armazém do Campo Recife nesta quinta-feira (2)

A mostra popular marca a exibição como acontecimento cultural e político, homenageando o líder guerrilheiro que se tornou o inimigo nº1 da ditadura militar no Brasil
Filme Marighella. Foto: Divulgação

Por Lays Furtado
Da Página do MST

Nesta quinta-feira (2/12), a partir das 20h30, se inicia a programação do evento onde será exibido o filme Marighella, em sessão de rua em frente ao Armazém do Campo Recife, na capital pernambucana.

A sessão contará com legenda em português para acessibilidade. O filme começa às 22h, por se tratar de uma exibição em local público, respeitando o horário permitido para a classificação indicada para a obra, de 16 anos, por conter cenas de extrema violência e drogas lícitas.

A concessão da obra foi feita pela produtora do filme 02, para exibição de mostras populares organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde o filme que retrata a vida do guerrilheiro comunista se encontra com o seu grande público, não somente nas salas de cinema.

Além do MST, o evento conta com apoio de diversas organizações e entidades, entre elas a Frente Única dos Petroleiros (FUP), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Nacional dos Estudantes (UNE), o Levante Popular da Juventude, o Circuito Universitário de Arte e Cultura (CUCA), a União da Juventude Socialista (UJS), a Marcha Mundial das Mulheres (MMM), a Consulta Popular, e o próprio Armazém do Campo Recife, onde será sediado o evento.

A convocatória para o evento pede para que as pessoas que estarão presentes para a sessão do filme, contribuam com um kg de alimento não perecível, que serão destinados à ceia de famílias vulneráveis para a campanha nacional “Natal Sem Fome do MST – Cultivando a solidariedade para alimentar o povo”, ligadas às campanhas Mãos Solidárias e Periferia Viva Contra o Coronavírus.

Antes do início do filme, convidadas(os) farão homenagens ao legado de Marighella, reafirmando o evento como um acontecimento cultural e político. A expectativa é receber cerca de 500 pessoas para a sessão e, por esta razão, a comissão organizadora reforça para que o público chegue com antecedência ao início da exibição para garantir seus lugares, ou que tragam sua cadeira. Reforçam também que o uso de máscara contra a Covid-19 é obrigatório e o respeito ao distanciamento social recomendado pelas medidas sanitárias frente à pandemia.

*Editado por Fernanda Alcântara