Nota de Pesar

Organizações do campo de Alagoas estão em luto pela morte do sindicalista e amigo Izac Jacson

O líder sindical faleceu na última quinta-feira (02), por complicações de saúde em Maceió (AL)
Izac Jacson, ex-presidente da CUT/AL. Imagem: Arquivo pessoal

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Juntas, organizações do campo alagoanas lamentam profundamente o falecimento do ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT/AL), Izac Jacson, na última quinta-feira, dia 02. Mais que um dirigente sindical, Izac da CUT, como era conhecido, era considerado um companheiro e amigo daqueles que lutam pela terra.

Izac faleceu por complicações de saúde em Maceió (AL). “Como aprendemos juntos de sua caminhada, seguiremos construindo a unidade na luta entre campo e cidade, no horizonte de uma sociedade mais justa para todos e todas”, ressalta declaração das organizações.

Confira nota na íntegra:

Nota de Pesar

Nós, organizações do campo de Alagoas, lamentamos o falecimento do amigo e companheiro, Izac Jacson. Referência no movimento sindical alagoano, Izac carregou consigo a trajetória de importantes lutas da classe trabalhadora no estado.

Natural de Limoeiro de Anadia/AL, Izac Jacson Ferreira Cavalcante nasceu em 18 de julho de 1960 e tinha 61 anos de idade. Ele dedicou sua vida às lutas direitos trabalhistas, sociais e humanos. Durante muitos anos, Izac foi militante do Partido dos Trabalhadores (PT); passou pelo Partido Verde (PV) para disputar uma eleição municipal e, desde 2019, estava filiado ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Vindo do Sindicato dos Bancários e construído história na presidência da Central Única dos Trabalhadores de Alagoas (CUT/AL), Izac não limitou sua atuação política ao mundo sindical, sendo um importante parceiro daqueles e daquelas que lutam pela terra e pela Reforma Agrária.

Das marchas às ocupações, Izac sempre esteve lado a lado dos trabalhadores e trabalhadoras rurais, em solidariedade e em resistência, num exemplo de militância que deixa sua marca nas lutas alagoanas.

Aos familiares, amigos e companheiros de Izac, deixamos nossos mais sinceros abraços. Como aprendemos juntos de sua caminhada, seguiremos construindo a unidade na luta entre campo e cidade, no horizonte de uma sociedade mais justa para todos e todas.

IZAC: PRESENTE!

Alagoas, 02 de dezembro de 2021

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST
Comissão Pastoral da Terra – CPT
Movimento de Libertação dos Sem Terra – MLST
Movimento de Luta pela Terra – MLT
Movimento Terra Livre
Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (MTL)

*Editado por Solange Engelmann