Nota

Com pesar, MST se despede do companheiro Xandão

Ele nos deixa um legado de sonhos, luta e resistência
Xandão participando das ações de solidariedade do MST. Foto: MST no MS

É com muita tristeza e com o coração dilacerado pela dor que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Mato Grosso do Sul comunica o falecimento do companheiro Alexandre Sabala, o nosso para sempre Xandão.

Alexandre, que vinha há tempos lutando contra as sequelas da Covid-19, tendo vencido várias batalhas, sofreu um AVC no último dia 27 e partiu em decorrência da política genocida, que promoveu a morte de milhares de pessoas no Brasil.

Em 2010, Xandão se soma a luta do acampamento Oziel Alves, localizado em Campo Grande, e desde então sempre esteve nas trincheiras do MST, se posicionando de maneira incansável na defesa da classe trabalhadora e da Reforma Agrária Popular.

Já em 2014 foi sorteado com o tão sonhado lote no assentamento Joaquim Pereira Verás, em Sidrolândia, e atualmente fazia parte da Direção Estadual do Movimento, tendo já atuado na Frente de Massas e contribuindo na organização de nossos acampamentos e assentamentos. Xandão sempre esteve presente na luta pela terra e fez aquilo que melhor fazia, cuidando de cada companheiro e companheira.

Ele nos deixa um legado de sonhos, luta e resistência. Sua partida é sentida por companheiros e companheiras da luta popular, que seguem comprometidos na continuidade deste legado coletivo e da sua valiosa contribuição neste chão.

Descanse, camarada!

O MST está de luto, mas honrará seu legado de militância e dedicação.

Alexandre Presente, Presente, Presente!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST)
06 de dezembro de 2021