Programa Ao Vivo

Comida de Verdade apresenta preparação e expectativa para o “Natal Sem Fome do MST”

Programa desta quarta-feira (08) mostra continuidade das ações de solidariedade até o início de 2022
Desde o inicio da pandemia o MST já doou 5 mil toneladas de alimentos saudáveis e 1 milhões de marmitas solidárias. Foto: Thiarles França

Por Solange Engelmann
Da Página do MST

O Brasil conta hoje com quase 20 milhões de pessoas passando fome, segundo dados da Rede PENSSAN; contabiliza mais de 612 mil vidas perdidas para a pandemia da Covid-19, além de mais de 13 milhões de pessoas desempregadas, conforme o IBGE. E o avanço de uma crise econômica, ambiental, política e a destruição de direitos, violações contra os povos indígenas, quilombolas e do campo, vem ampliando a miséria e as desigualdades.

Nesse cenário, o MST e os demais movimentos populares do campo têm atuado na luta e resistência para atravessar esse período de crises, buscando por meio da solidariedade preservar a vida das populações em situação de vulnerabilidade, com alternativas para produzir alimentos saudáveis e amenizar o sofrimento e a fome de quem não tem o que comer nas periferias das cidades ou do campo.

Somente durante a pandemia desde o ano passado, o MST já doou 5 mil toneladas de alimentos saudáveis e 1 milhões de marmitas solidárias. As doações devem continuar e farão parte da Campanha do MST “Natal Sem Fome: Cultivando Solidariedade para Alimentar o Povo”, que o Movimento está preparando para iniciar no próximo dia 10 de dezembro e se estende até 6 janeiro de 2022, em todo país.

Como as famílias Sem Terra estão se preparando nos territórios do MST pelo país para a campanha, com o cultivo de alimentos saudáveis, em roças coletivas e mutirões? E qual a expectativa e a importância da iniciativa no combate à fome no país? Esses e outros aspectos sobre o assunto podem ser conferidos no último programa Comida de Verdade do ano, com o tema “Comida de Verdade: É Natal Sem Fome!” Não perca, o programa vai ao ar nesta quarta-feira (08/12), às 19h, nas redes do MST.

Card da Campanha. Imagem: MST

Jailma Lopes, do Coletivo Nacional de Juventude do MST e uma das apresentadoras do programa esta semana, explica que o último programa do ano traz presente a solidariedade no processo de luta do MST, como um elemento fundamental na relação de cuidado e camaradagem junto aos demais trabalhadores e trabalhadoras em condições de vulnerabilidade no país. “Vamos falar sobre a Solidariedade Sem Terra, que é um princípio, um valor e faz parte da cultura camponesa, bem como a luta pelo acesso aos alimentos, a luta pela terra e a soberania alimentar. Para o MST, a realização da Reforma Agrária é condição para superar a fome, para a melhoria da qualidade de vida, e as condições de produção e acesso aos alimentos diversificados e saudáveis.”

Nesse sentido, Wesley Lima, da Direção Nacional do MST e coordenação nacional do Setor de Comunicação, que também estará na apresentação do programa, situa a Campanha do “Natal Sem Fome” e considera a visibilidade da campanha no programa fundamental para ampliar as parcerias em torno da iniciativa.

“A abordagem desse tema no Comida nos ajuda a difundir não apenas essa iniciativa, mas também um convite para o conjunto de amigos, parceiros e público do programa para se somarem nessa importante iniciativa do MST num momento tão difícil, fazendo da solidariedade de classe um processo permanente. É o povo cuidando do povo, ajudando com o que temos e não com o que nos sobra”, pontua.

O programa também traz presente a experiência de roças e cultivos solidários diretamente dos estados do Paraná e Pernambuco, e da cozinha da Ocupação 09 de julho, em São Paulo, outra iniciativa de solidariedade entre os movimentos; também será compartilhada uma deliciosa e nutritiva receita, produzida pela companheira do MTSC, Dona Carmem, com produtos da Reforma Agrária. Segundo Jailma, as experiências a serem mostradas são interessantes pois unem movimentos populares do campo e cidade, desde o início da pandemia em torno de uma frente de solidariedade e luta contra a fome.

Wesley avalia que o programa Comida de Verdade encerra 2021 com um balanço positivo, por ter possibilitado “a visibilidade de diversas ações construídas pelo MST durante todo ano. Ampliamos a difusão dos processos produtivos nos assentamentos, acampamentos, cooperativas, coletivos e outros locais”.

“A produção de alimentos saudáveis não parou durante a pandemia e isso foi fundamental para garantir comida ao povo. O programa, além de visibilizar essas questões, ajudou a construir um olhar de totalidade em torno da produção de alimentos saudáveis, posicionando o processo produtivo na luta concreta, ou seja, na ocupação do latifúndio improdutivo, na resistência ao despejo, na construção da vida debaixo da lona preta. Não existe comida no prato, sem enfrentamento. Essa mensagem foi passada.”

O coordenador nacional do Setor de Comunicação do MST considera ainda o combate à fome central na atualidade, porém ressalta que somente com esta campanha do MST não é possível resolver o problema, mas aponta com uma iniciativa importante para “ampliar a denúncia em torno do projeto político que retira direitos e acumular forças enquanto classe na defesa de um projeto político que centralize os trabalhadores e trabalhadoras. A fome nos vulnerabiliza ainda mais numa sociedade de exploração do nosso trabalho e de nossas vidas. A comida de verdade precisa ser encarada como um direito fundamental num cenário político de negação desse direito”, conclui.

Serviço

Programa Comida de Verdade: “É Natal Sem Fome!”

Quando? É nesta quarta-feira (08/12), às 19h

Onde? Nas redes sociais do MST e outros parceiros

Confira os programas anteriores AQUI