Meio Ambiente
MST expande a piscicultura e plantio de árvores em assentamento no agreste pernambucano
Por Fabito Figueiredo
Da Página do MST
No último 07 de dezembro foi realizado o ato inaugural do processo de reflorestamento e construção de tanques de piscicultura no assentamento Boa Vista (regional Agreste). O ato contou com a presença do dirigente nacional do MST Jaime Amorim, do governador do estado Paulo Câmara (PSB), do prefeito do município de Bom Jardim, Janjão (PL), entre outras autoridades e lideranças políticas.
A área foi muito danificada pelo uso dos donos de olaria que retiravam o barro de brejos e lagoas da região, acarretando em impactos ambientais gravíssimos.
O governador Paulo Câmara ressaltou a importância da parceria entre o governo do estado e o MST, comprometendo-se a buscar alternativas para o financiamento da construção de uma agroindústria para o tratamento do peixe criado, beneficiando centenas de assentadas e assentados.
O dirigente do MST Jaime Amorim afirmou “que esse é um projeto muito importante, pois irá construir 75 tanques de piscicultura a partir do desassoreamento do rio e das lagoas. Do ponto de vista econômico, garantimos a criação e venda do peixe, uma nova renda para o assentado. E além disso tem a questão ambiental”.
A Agência Estadual do Meio Ambiente exigiu o plantio de 60 mil árvores na área, uma ação de reflorestamento que vamos realizar com enorme satisfação. Essas ações são parte do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis do MST.
*Editado por Fernanda Alcântara