LGBTI+

MST manifesta solidariedade à pastora ameaçada após celebrar casamento entre duas mulheres em AL

Em nota, o MST Alagoas manifestou repúdio às ameaças e sinalizou solidariedade à pastora, sua família e a comunidade que faz a Igreja Batista do Pinheiro.
Foto: Arquivo Pessoal

Da Página do MST

A ameaça contra a Pastora Odja Barros, da Igreja Batista do Pinheiro, em Alagoas, tornou-se pública na última terça-feira (14) quando a religiosa registrou Boletim de Ocorrência contra as ameaça que vem sofrendo desde a celebração do casamento entre duas mulheres no sábado (11), a primeira vez em que uma pastora realiza a cerimônia religiosa de benção de um casal homoafetivo.

Segundo a denúncia, a pastora chegou a receber áudios com ameaça de morte por conta da celebração do casamento.

Em nota, o MST Alagoas manifestou repúdio às ameaças e sinalizou solidariedade à pastora, sua família e a comunidade que faz a Igreja Batista do Pinheiro.

“Estendemos ainda nossa solidariedade à Odja, sua família e toda a comunidade que faz a Igreja Batista do Pinheiro. As ameaças recebidas só sinalizam os nossos desafios de enfrentamento ao fundamentalismo religioso e a todas as formas de opressão, que precisam ser bandeiras de lutas cotidianas de nosso tempo”, destaca trecho da nota.

Confira na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO E SOLIDARIEDADE

Ao longo dos nossos anos de existência, resistência e organização em Alagoas aprendemos muito com nossos parceiros, amigos e apoiadores da luta pela terra e pela Reforma Agrária. A solidariedade de cada um e cada uma às nossas lutas, às nossas marchas, às nossas ocupações e a cada passo da luta dos Sem Terra em Alagoas foram fundamentais para que pudéssemos celebrar nossas conquistas em cada canto desse estado.

Entre essas inúmeras lições, certamente temos com carinho tudo que aprendemos e vivenciamos com nossos amigos e companheiros da Igreja Batista do Pinheiro. Comunidade de fé que se tornou também referência para os Sem Terra de Alagoas pela sua trajetória e pelas lições cotidianas de afeto, ternura e do amor ao povo.

Ao longo desses anos nos colocamos ombro a ombro com aqueles e aquelas que constroem a Igreja Batista do Pinheiro com quem nos encontramos nas ruas, nas marchas, nas ocupações e em muitos dos nossos passos.

E é a partir desse chão arado por companheirismo e muito respeito que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra em Alagoas também reforça o repúdio aos ataques que a Pastora Odja Barros recebeu após a celebração do casamento entre duas mulheres, em um ato histórico que mais uma vez reafirma a importância e o papel da Igreja Batista do Pinheiro.

Estendemos ainda nossa solidariedade à Odja, sua família e toda a comunidade que faz a Igreja Batista do Pinheiro.

As ameaças recebidas só sinalizam os nossos desafios de enfrentamento ao fundamentalismo religioso e a todas as formas de opressão, que precisam ser bandeiras de lutas cotidianas de nosso tempo.

Um abraço fraterno dos trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra de Alagoas. Seguiremos juntos, em resistência e celebrando a vida e todas as formas de amor!

Alagoas, dezembro de 2021

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST