Natal Sem Fome

MST no RS doará mais de 50 toneladas de alimentos durante o Natal Sem Fome

Só na região Metropolitana de Porto Alegre já foram arrecadados mais de 30 mil quilos de produção dos assentados da Reforma Agrária

Por  Maiara Rauber
Da Página do MST

Todos querem ter uma mesa farta nesse natal, não é mesmo? No cenário atual, com o aumento da fome no Brasil, isso se mostra pouco provável de acontecer para muitas famílias. No entanto, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra dá continuidade às ações de solidariedade que ajudaram e ajudam a amenizar a fome de milhares de pessoas em todo o Brasil. Desde o ano passado, os Sem Terra já doaram mais de 5 mil toneladas de alimentos e 1 milhão de marmitas em periferias urbanas e rurais no país. 

Na última semana, o MST lançou a campanha “Natal Sem Fome, Movimento Sem Terra Cultivando Solidariedade”, que se estende por todo país e vai até o início de 2022. No Rio Grande do Sul, as doações para o Natal já iniciam neste sábado, dia 18 de dezembro. Na região Metropolitana de Porto Alegre, as famílias assentadas arrecadaram aproximadamente 30 toneladas de alimentos da Reforma Agrária, que serão distribuídos para mais de 38 cozinhas comunitárias, 30 associações e instituições da periferia de Porto Alegre, Canoas e Gravataí. 

“A fome é um problema coletivo. Nós temos que tomar uma posição e de fato fazer um Natal Sem Fome. Esse é o desafio que está colocado para nós dos movimentos sociais e de toda a militância, de contribuir com as pessoas nesse Natal”, pontua Geronimo da Silva, dirigente estadual do MST RS.

Neste domingo, dia 19, o MST, em conjunto com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional RS (Consea), a União de Vilas da Grande Cruzeiro e o Comitê de Combate à Fome da Lomba do Pinheiro, será realizado um ato de entrega desses alimentos em três pontos de Porto Alegre.

A atividade iniciará em frente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), às 15 horas, onde algumas cozinhas e associações serão contempladas com as doações. O segundo momento será entre as 16 e 17 horas, em duas cozinhas comunitárias da Lomba do Pinheiro, que concentrarão os alimentos e distribuirão para as demais cozinhas e associações. Em cada local é esperado a participação de aproximadamente 100 pessoas, onde cada uma irá receber um kit com arroz orgânico, carne bovina, e frango. 

“Essa é a nossa tarefa enquanto agricultura camponesa e é também a nossa tarefa histórica de produzir alimentos e distribuí-los. Queremos que esse Natal seja um Natal solidário, que as pessoas se solidarizem de trabalhadores para trabalhadores. Desejamos para todas as pessoas uma ceia de Natal digna”, declara Silva. 

Famílias assentadas de Passo Fundo, Caxias do Sul, Missões, Pontão, Pelotas, Canguçú, Piratini, Herval e Santana do Livramento também programaram ações de solidariedade para esse Natal. 

Aqui no estado as famílias Sem Terra já doaram mais de 540 toneladas de alimentos desde o início da pandemia. O intuito dos assentados é seguir com essa campanha de solidariedade para os próximos períodos. “Precisamos enfrentar a fome juntos e juntas” finaliza Geronimo da Silva. 

Serviço

O que? Doação de Alimentos – Natal Sem Fome
Quem? Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Onde? Mapa e Lomba do Pinheiro
Quando? Domingo, 19 de dezembro

*Editado por Fernanda Alcântara