Solidariedade Sem Terra

Natal Sem Fome: 13,5 toneladas de alimentos são distribuídos no Noroeste do PR

A estimativa no estado é distribuir 95 toneladas de alimentos, além de 3 mil marmitas, em 30 cidades
A iniciativa faz parte da campanha “Natal Sem Fome: Cultivando Solidariedade para Alimentar o Povo”. Foto: Breno Ortega e José Roque

Por Antonio Kanova e Ednubia Ghisi
Da Página do MST

Famílias camponesas do MST de dezenas de acampamentos e assentamentos da região Noroeste do Paraná realizaram a doação de 13,5 toneladas de alimentos à pessoas em situação de vulnerabilidade, beneficiando cerca de 560 famílias. As ações ocorreram neste sábado (18/12), nos municípios de Querência do Norte e Paranavaí.

A iniciativa faz parte da campanha “Natal Sem Fome: Cultivando Solidariedade para Alimentar o Povo”, organizada nacionalmente pelo MST com o objetivo de levar ajuda humanitária às famílias em condições de insegurança alimentar.

A pandemia aumentou a desigualdade social e fez crescer o número de famílias que não sabem se terão o que comer no dia seguinte ou vivem em insegurança alimentar, onde não tem o alimento adequado para sua sobrevivência. Pensando no problema da fome no Brasil, desde do início da pandemia o MST tem intensificado as doações, no Paraná foram distribuídas 794 toneladas de alimentos.

João Flávio Borba, dirigente do MST no estado, afirmou que, “nós como trabalhadores e parte organizada da sociedade estamos cumprindo nosso papel de distribuir comida nos bairros de periferia das cidades como uma forma de solidariedade entre os trabalhadores do campo com os trabalhadores da cidade” .

As doações contaram com uma diversidade de alimentos produzidos pelas famílias camponesas. Foi partilhado arroz, feijão, melado, açúcar mascavo, farinha de mandioca, leite, bebida láctea, panifícios, tubérculos, frutas, colorau, verduras, material de higiene e sabão produzidos pelas famílias Sem Terra, além de absorvente para as mulheres em cada cesta. Soma-se a esses alimentos a distribuição de 520 quilos de carne em Querência do Norte.

Em Querência do Norte, a partilha aconteceu na sede da Cooperativa de Comercialização e Reforma Agrária (Coana). Além dos alimentos in natura, as famílias assentadas organizaram a distribuição de carne. Ao todo, foram doadas mais de 5 toneladas de alimentos e absorventes íntimo às 260 famílias do município.

Em Paranavaí, a ação de solidariedade aconteceu no bairro Geraldo Felipe contemplando mais de 300 famílias. Neste município foram doados 6.500 quilos de alimentos, além de produtos de higiene pessoal e absorvente íntimo para as mulheres.

De acordo com Jaime Dutra, integrante da coordenação do MST na região, a maior parte da carne é bovina e foi abatida no abatedouro municipal, com acompanhamento veterinário e de acordo com a legislação sanitária. Também teve carne suína e de frango caipira. Todo o arroz partilhado também é 100% produzido pelas famílias.

“Estamos muito contentes, animados, e com muita expectativa desse momento de solidariedade. Entendemos que é importante para o município, considerando a situação que o país passa, somando a pandemia com o desemprego e toda a carência alimentar que tanta gente enfrenta”, explicou Jaime.

A força da ação é fruto da união de mais de três famílias camponesas assentadas em 26 assentamentos e dois acampamentos, além da Escola Milton Santos de Agroecologia na região. “Estamos fazendo essa ação com muita ternura e muito carinho”, reforça o dirigente.

Enfrentamento à fome

Cerca de 20 milhões de brasileiros passam um dia ou mais sem ter o que comer, e mais da metade da população do país (55%) vive em insegurança alimentar, com redução da quantidade ou da qualidade da alimentação. Os dados são de pesquisa feita pela da Rede Pessan (Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional), divulgada no início deste ano, e resumem a gravidade da crise econômica e social que o Brasil atravessa.

A campanha Natal Sem Fome acontece em todas as regiões do Brasil, como parte da campanha de solidariedade que começou no início da pandemia da Covid-19. Ao todo, somente no Paraná, 794 toneladas de alimentos foram partilhadas por famílias do MST de abril de 2020 a novembro de 2021.

Com as ações de Natal, a expectativa é atingir 95 toneladas de alimentos frescos e industrializados e 3 mil marmitas, em 30 cidades. As primeiras doações começaram no dia 13 de dezembro em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do estado, e seguem até o dia 23.

Contribua

A campanha “Natal Sem Fome” também convida a sociedade em geral a se mobilizar e contribuir com as ações com a campanha nacional, que fortalecerá ações solidárias em estados com maior demanda:

Caixa Econômica
AG 1231
CC 2260-1 OP 003
CNPJ 11.586.301/0001-65
PIX [email protected]

*Editado por Wesley Lima