Cidadão Pernambucano

ALEPE concede título de cidadão pernambucano a Paulo Mansan, da coordenação do MST

33 parlamentares, inclusive filiados a legendas conservadoras no estado, votaram a favor da proposta
Coordenador da Campanha Mãos Solidárias, o gaúcho Paulo Mansan, agora também é pernambucano. Foto: Divulgação.

Do Brasil de Fato/PE

O dirigente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Paulo Mansan, é o mais novo cidadão pernambucano. O título foi aprovado por unanimidade entre os 33 parlamentares presentes na sessão da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco. O projeto, de autoria do deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB), contou com o apoio de deputados conservadores e aliados a grandes propriedades rurais no estado.

Nascido na cidade de Maquiné, no Rio Grande do Sul, em 1981,  Paulo Rogério Adamatti Mansan veio para Pernambuco no ano 2011, como assessor nacional da Pastoral da Juventude Rural. Antes de ingressar na direção do MST, travou importantes lutas no estado, com destaque para a coordenação do 3º Congresso da Juventude Camponesa, em 2014, reunindo mais de 2 mil jovens no Parque de Exposições, no bairro do Cordeiro, no Recife.

Pelo MST, Mansan articulou expressivas mobilizações no estado, a exemplo do Acampamento no Derby, em resistência ao golpe contra a presidenta Dilma Rousseff, em 2016, com duração de 60 dias. Contribuiu na articulação para a fundação do jornal Brasil de Fato Pernambuco e na inauguração da unidade recifense do Armazém do Campo.

Em 2020, passou a coordenar a Campanha Mãos Solidárias, um braço importante da luta do MST, sindicatos, coletivos, a Arquidiocese de Olinda e Recife e Universidades contra a fome e o coronavírus. Em dois anos de atividade, foram mais de 30 mil famílias alcançadas pelas ações da campanha, com 750 mil marmitas distribuídas.

Pai de Davi e Sofia, doutorando em agroecologia e desenvolvimento territorial na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Paulo tem contribuído para a transição agroecológica na produção de alimentos nos assentamentos do MST em Pernambuco.

“Me sinto em casa em Pernambuco. É uma homenagem magnífica. Mas é preciso reforçar uma coisa: esse título não é só meu. É um reconhecimento coletivo à nossa luta, a luta do MST”, disse Mansan.

Além de assessor nacional da Pastoral da Juventude Rural e integrante da direção nacional do MST, Paulo Mansan ajudou a fundar o Levante Popular da Juventude e é da direção nacional da Consulta Popular. 

*Editado por Rani de Mendonça e Maria Silva