Natal Sem Fome

MST distribui mil refeições durante Ceia Solidária em Maceió

Iniciativa integra a campanha “Natal Sem Fome”, organizada pelo MST, com ações de solidariedade em todo o país
A iniciativa integra a campanha “Natal Sem Fome”, organizada pelo MST em todo o país. Foto: Gustavo Marinho

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

Com cozinha montada na Praça dos Martírios, no centro da cidade de Maceió, o MST realizou na manhã desta quarta-feira (22) uma grande Ceia Solidária com a distribuição de mil refeições para pessoas das periferias e população em situação de rua na capital alagoana.

A iniciativa integra a campanha “Natal Sem Fome”, organizada pelo MST em todo o país, com ações de solidariedade no combate à fome em diversos municípios de todas as regiões do Brasil.

Segundo Marciângela Gonçalves, da coordenação da Cozinha da Solidariedade, o mutirão de organização das refeições envolveu dezenas de pessoas, desde os acampamentos e assentamentos da Reforma Agrária aos voluntários e voluntárias em Maceió.

Ceia Solidária distribui mil refeições na capital alagoana. Foto: Gustavo Marinho

“Nossa ação de distribuição de alimentos, através das Marmitas Solidárias da Terra, acontece desde o mês de julho, semanalmente em Maceió, já somamos mais de 2 mil marmitas entregues nesse período e hoje realizamos um momento ainda maior de partilha do alimento com aqueles e aquelas que vivem nas periferias da cidade”, comentou Marciângela.

Cardápio diverso

No cardápio de refeições um pouquinho da diversidade do que é produzido nas áreas de Reforma Agrária de Alagoas e no comando dos fogões cozinheiros e cozinheiras vindos de acampamentos e assentamentos do MST.

“Nossa Cozinha da Solidariedade é uma verdadeira demonstração da força da solidariedade popular e também da importância e do papel da Reforma Agrária no combate à fome nesse momento que estamos vivendo”, reforçou Marciângela.

Ainda como parte da Ceia Solidária, a cozinha montada em praça pública recebe ao longo da manhã lideranças religiosas de vários bairros da cidade para a realização de uma celebração inter-religiosa de benção dos alimentos a serem distribuídos na ação do MST.

No preparado dos alimentos se somaram cozinheiros e cozinheiras de vários acampamentos e assentamentos do MST. Foto: Gustavo Marinho

Solidariedade em Alagoas

“A solidariedade está presente desde o nascimento do MST”, explica Margarida da Silva, da direção nacional do MST. “Nossas marchas, ocupações, nossa produção e tudo que temos construído ao longo desse período de existência, tem relação com a solidariedade construída entre nossos companheiros e companheiras, como também de amigos, amigas e apoiadores da Reforma Agrária”.

Em Alagoas, segundo a dirigente, o período de pandemia intensificou as ações de solidariedade do Movimento, em especial a partir da distribuição de alimentos vindos dos acampamentos e assentamentos de todas as regiões do estado.

“Somente nesse período somamos mais de 400 toneladas de comida doada para as periferias de Alagoas, partilhamos não somente o alimento, mas partilhamos a expressão da luta pela terra e pela Reforma Agrária nesse estado, materializada na produção de alimento sem veneno para a mesa do povo trabalhador”.

*Editado por Solange Engelmann