Natal Sem Fome

Carta de agradecimento do MST ao povo brasileiro

Solidariedade e colaboração tornou possível um Natal com comida no prato para cerca de 250 mil famílias
Produção de Alimentos para Solidariedade Sem Terra. Foto: Wellington Lenon

Da Página do MST

 “Solidariedade, amigos e amigas,
não se agradece, comemora-se”
Betinho

A Campanha Natal Sem Fome foi lançada pelo MST em dezembro de 2021. A sociedade brasileira contribuiu para que o povo Sem Terra conseguisse fazer chegar mais comida abraçando essa campanha. 

Mesmo em tempos tão difíceis, de profunda crise econômica, social, ambiental e de um governo genocida, que cultiva o ódio, a campanha encontrou mãos com disposição de tornar os problemas da nossa gente coletivos. 

A fome é um problema político, expressão da nossa profunda desigualdade social, e, preocupantemente aprofundado em vários lugares pelos diversos desastres ambientais provocados pela sanha do agronegócio e empreendimentos que destroem os bem da natureza.

Por isso, a tarefa é grande! E precisamos fazer muita luta política para mudar essa situação. É possível e urgente mudar, a fome não espera. Em menos de 20 dias de Campanha foram doados mais de mil toneladas de alimentos, a grande maioria produzidos em áreas da Reforma Agrária. São mais de um milhão de quilos de uma diversidade de comida, que foram distribuídos em todos os estados, onde o MST está organizado, para as pessoas mais necessitadas.

Milhares de famílias Sem Terra de acampamentos, assentamentos, cooperativas do MST se envolveram na Campanha. Várias cozinhas populares e comunitárias organizadas em todo o país distribuíram mais de 33 mil marmitas.

A Campanha alimentou também a fome de saber do nosso povo. Foram doados 17 mil livros e contribuímos com pelo menos 80 bibliotecas em comunidades das periferias de nosso país, com kits de quase 300 livros e 70 títulos.

Mas nada disso teria sido possível, sem o envolvimento de milhares de pessoas que contribuíram com a Campanha, seja com doações de recursos, com trabalho voluntário ou divulgando a campanha.

Por isso, queremos agradecer a cada um e a cada uma. Cada centavo doado ajudou a alimentar uma pessoa. Cada voluntário e voluntária, que contribuiu nas cozinhas solidárias ou na distribuição de alimentos, foi fundamental. Cada um e cada uma, que ajudou nos vários plantios solidários, tornou possível que pudéssemos possibilitar um Natal com comida no prato para cerca de 250 mil famílias.

Essa é a solidariedade real, do povo para com o povo! Essa é a verdadeira alma do povo brasileiro, por vezes escondida pela violência estrutural de nossa sociedade.

A fome indigna e tem pressa! Nós do MST, defendemos e lutamos pela Reforma Agrária Popular pois entendemos ser um projeto capaz de trazer soluções para o enfrentamento  a fome do povo brasileiro. É fazer das ricas terras do nosso país não celeiros para alimentar o lucro do agronegócio, mas espaços de produção de alimentos saudáveis para alimentar nosso povo.

É fazer das nossas águas não mercadoria para matar a sede de exploração de empresas transnacionais, mas bens comuns do povo, para matar a sede de todas e todos. A Solidariedade é caminhar lado a lado. É compartilhar alimento, mas principalmente, superar as causas da fome.  É compartilhar organização, conhecimento, sonho, lutas. 

Vamos seguir cultivando a solidariedade como um princípio e um valor político, reencontrando nela nosso amor pela humanidade.

Movimento Sem Terra: Cultivando Solidariedade!