Nota de Pesar

MST lamenta a perda física de Carlos Henrique Kivalski, o Carlão

Nesse momento de dor e despedida, o MST/RS se solidariza com toda a família e a Região Centro pela perda física deste exemplo de ser humano

Com corações abalados nos despedimos da presença física do companheiro, amigo do MST, Carlos Henrique Kivalski, o Carlão. A dor é inexplicável e ainda precisamos criar forças para dar espaço à saudade, que é outra dor sem medidas.

Mas o que fica é o legado de um grande ser, guerreiro, humano e motivador da luta, conhecido por ser um grande apoiador e defensor dos assentamentos. Enquanto agrônomo e produtor agroecológico, Carlão atuou na primeira equipe técnica de Jóia e no Incra. Nós do MST no Rio Grande do Sul reconhecemos sua dimensão humana, marca que nos deixa em toda convivência familiar e política.

Nada pode substituir a presença, o carinho e o amor dado por um filho, pai, irmão, esposo, amigo quando este se despede da convivência cotidiana de sua família e de seus amigos. A dor neste momento com certeza é indescritível.

Com isso a força à família e amigos para aceitar e superar este momento vem do exemplo deixado, dos ensinamentos de sua caminhada, de bravura, de resistência, da parceria na luta pela terra e melhores condições de vida para as/os trabalhadoras/es do campo. Carlão lançou as sementes de esperança, dignidade, simplicidade, humildade, sementes que estarão sempre vivas, gerando frutos através de seus filhos e amigos.

Nesse momento de dor e despedida, o MST RS se solidariza com toda a família e também com a Região Centro pela grande perda física deste exemplo de ser humano.

Sabemos que o momento é difícil e a dor parece ser irreparável, mas saibam que em cada canto desse Rio Grande há um abraço amigo para acolher e confrontar cada um e cada uma de vocês.

Nossos mais singelos sentimentos. Forte abraço.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Janeiro de 2022