MST nas redes

O que dizem sobre o MST no Twitter?

Em entrevista descontraída para o canal Hiago Soares, Dandara de Araújo responde alguns tuítes selecionados a partir da rede do MST.

Por Matheus Teixeira
Do Setor de Comunicação MST-MG

Na última segunda-feira, 23, o comunicador popular formado em filosofia, artes cênicas e jornalismo e que atua como digital influencer e Youtuber, Hiago Sorares, comunista e marxista de carteirinha, lançou em seu canal no Youtube em parceria com MST um react de tuítes sobre o movimento, abordando temas polêmicos de forma descontraída sem perder a seriedade.

No vídeo, Dandara de Araújo, militante do coletivo de cultura do MST, responde comentários sobre o movimento, alguns polêmicos, já outros de pessoas que entendem a necessidade da luta pela terra e reconhecem o papel que o MST vem cumprindo ao longo da história.

“Quando a gente não tem o monopólio da mídia, quando a gente não passa na televisão, a não ser que seja para ser criminalizado, a batalha de ocupar o latifúndio da mídia se faz cada vez mais necessário.” Afirma Dandara.

Ao longo do tempo, o Movimento Sem Terra vem se apropriando de novas ferramentas e plataformas virtuais para chegar à classe trabalhadora das mais diversas formas, criando rádios livres do MST, jornais impressos, ocupando as redes sociais, plataformas de stream, criando brigadas em todas as áreas de comunicação e se adequando a formas e formatos, em um constante processo de construção de identidade Sem Terra para pautar a democratização da mídia e a apropriação dos meios de produção.

Para Dandara, gravar o vídeo nesse formato foi uma experiência interessante. “É um formato bem mais dinâmico, tem que ser em alguma medida mais rápido também, conseguir passar um conteúdo com menos palavras, de forma que prenda e que divirta, ao mesmo tempo falar de uma forma que não comprometa a seriedade do conteúdo a ser falado.”

Já Hiago comentou sobre a ideia de gravar com o MST, algo que surgiu da vontade de se aproximar do movimento por aquilo que observava como uma necessidade no campo da comunicação. Ele argumenta que o movimento sempre teve grande importância histórica para resolver a questão do acesso a terra e a produção de alimentos.

“É importante que a esquerda faça um trabalho de comunicação, de conscientização, mas também de mostrar a positividade no trabalho que envolve o todo do movimento”, afirma o influenciador digital, que assume para si o compromisso de contribuir para que mais pessoas conheçam o trabalho do MST.

“Eu sou movido por esse desejo de contribuir, de militar, de levar informação de qualidade, de maneira bem humorada, dinâmica, mas com muita seriedade.”

Canal no Youtube

O canal Hiago Soares no Youtube surgiu no início de 2020, com o seu criador recém formado e em busca de emprego, às vésperas de uma pandemia. Sempre inquieto e muito criativo, Hiago decidiu criar o canal com o intuito de se movimentar e exercitar sua criatividade. No começo o canal tinha o nome de “SODOMA” e o conteúdo produzido era voltado exclusivamente para a pauta LGBT. A medida em que produzia os conteúdos, Hiago notou a necessidade de expandir as temáticas, dialogando sempre com coisas que ele gosta de discutir. Temas como anticapitalismo, revolução brasileira e pautas no bojo das lutas sociais tomaram um lugar de destaque na nova fase. O Youtuber sempre procurou tratar os temas de forma mais dinâmica, sem deixar de lado a complexidade e seriedade dos assuntos abordados.

“O canal nasce de uma vontade, uma necessidade de estar em movimento e estar contribuindo de alguma forma com o pensamento de esquerda revolucionário”, conta Hiago.

A sua produção de conteúdo para o Instagram antecede o canal do Youtube, apesar de motivado pelas mesmas circunstâncias. Entretanto, o seu foco na rede era a produção de vídeos sobre filosofia, como uma espécie de passa tempo. Depois passou a fazer vídeos criticando o atual governo e logo se expandiu as temáticas. Assim que começou a receber retornos das reflexões levadas de forma cômica para o público, Hiago decidiu levar a produção a sério, entendendo esta como um trabalho muito forte de agitação e propaganda a partir da rede social.

Hoje, o canal Hiago Soares, que segue crescendo, tem cerca de 3,54 mil inscritos no Youtube e 35 mil seguidores no Instagram.

Links
canal: https://www.youtube.com/c/HiagoSoares
insta: https://www.instagram.com/h.iagosoares/
vídeo da DANDARA: https://youtu.be/YJNlufuVBPk