Révero Vive!

Nosso querido Révero, nosso palhaço se encantou!

Nota de falecimento do companheiro Révero Ribeiro, Artista e Educador Popular do MST
Arte: MST

É com tristeza que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra comunica o falecimento do companheiro Révero Ribeiro. Artista e Educador Popular, integrava o Coletivo Nacional de Cultura do MST, atuando na Escola Nacional Florestan Fernandes.

Révero, um militante… militante! De início, um grande admirador do MST, tornou-se um apoiador, defensor da Reforma Agrária Popular, e pela sua militância logo, logo entrou definitivamente nas nossas fileiras e trincheiras. Juntou-se ao MST em Santa Catarina, inicialmente como educador no PRONERA. Andou por todo canto do estado, depois se foi pelo Brasil e representou o Movimento também em atividades internacionais. Uma pessoa de sorriso fácil que trouxe para a luta a alegria crítica dos palhaços, plantou amor às causas libertárias, à revolução!

A arte foi sua principal forma de luta: entre o exército de palhaços na Agitprop da juventude e as brincadeiras com as crianças Sem Terrinha, para o Révero fazer arte nunca houve idade, sempre foi possível para todos. Contribuiu com a formação política e artística na Brigada de Teatro Patativa do Assaré e nas Escolas Populares de Teatro e Vídeo. Durante a pandemia, somou-se aos esforços da comunicação para fazer chegar a motivação e as informações junto a nossa base, produzindo o “Bom Dia Companheirada” e outras peças de radio-teatro e podcast. Também participou de produções audiovisuais como o filme “Um fantasma ronda o acampamento”.

Nesse último período estava em tratamento contra um câncer, que lhe tirou a vida.
Seu exemplo de lutador incansável, sempre disposto, afetuoso, com olhar atento e riso como fermento na caminhada, semeou cultura, arte e muita esperança. Révero é semente, e estará sempre renascendo em nosso Movimento. Que em sua memória possamos seguir semeando resistência, cultivando árvores e alegria revolucionária!

Révero Ribeiro!
Presente! Presente! Presente!

Movimento dos Trabalhadores Sem Terra