Liberdade Para Assange

O que as denúncias realizadas por Assange tem a ver com o Brasil?

Com a participação de integrantes da AIP, “Liberdade para Assange, já!” posiciona o Brasil nas revelações do WikiLeaks
Giovani Del Prete e Stephanie Weatherbee Brito. Foto: Divulgação

Da Página do MST

O segundo episódio da série radiofônica “Liberdade para Assange, já!” abordará nesta semana o tema “E o Brasil com isso? – o caso Assange”. O programa estará disponível nas plataformas de áudio na quinta-feira (17), a partir das 11h, e contará com a participação dos integrantes da Assembleia Internacional dos Povos (AIP), Giovani Del Prete e Stephanie Weatherbee Brito.

A série é uma construção do Movimento Sem Terra em parceria com um conjunto de organizações que lutam pela não extradição e liberdade imediata do jornalista e fundador do WikiLeaks, Julian Assange. A campanha no Brasil se soma as diversas ações internacionais que denunciam a perseguição política que o jornalista tem sofrido após tornar públicas várias ações dos governos estadunidenses que violavam a democracia, os direitos humanos e a soberania de outros países.

No programa dessa semana será discutido mais elementos sobre o caso Assange, conectando as ações de perseguição e vigilância dos EUA com a realidade brasileira. Um caso emblemático foi o grampeamento do telefone pessoal da ex-presidenta Dilma Rousseff.

Em 2015, o site WikiLeaks, divulgou uma lista classificada pela Agência Nacional de Segurança (NSA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos como “ultrassecreta”, a qual revela que, além da própria Dilma, outros 29 telefones do governo petista – incluindo o de ministros, diplomatas e assessores – foram espionados pela agência de inteligência.

Porém, o debate é mais profundo. Giovani Del Prete, durante o programa, aponta quais são os principais interesses dos EUA nos rumos da política no continente e Stephanie Weatherbee Brito fala sobre o impacto dessas revelações na democracia brasileira, a partir de uma reflexão internacional.

Escute o 1º episódio da série aqui:

Serviço

Série Liberdade para Assange, Já! – 2º episódio
Tema: E o Brasil com isso? – o caso Assange
Data: Quinta-feira (17/2), a partir das 11h
Onde: No SoundCloud, Spotify e Google Podcast

*Editado por Fernanda Alcântara