Encontro Estadual

34º Encontro Estadual do MST na Bahia debate desafios e projeções da luta política

Por conta da pandemia da Covid-19 e a nova variante Ômicron, algumas medidas de segurança sanitárias serão obrigatórias
Foto: Jonas Souza (Encontro Estadual do MST na Bahia, em 2018)

Por Izélia Silva e Wesley Lima
Da Página do MST

Tem início nesta quinta-feira (17/2), no Parque de Exposições de Salvador, o 34º Encontro Estadual do MST na Bahia com o objetivo de reunir a militância baiana, discutir os principais desafios da conjuntura agrária e avançar nas projeções da luta política no país. O encontro estende-se até domingo (20/2) e contará com a presença de dirigentes nacionais do Movimento, lideranças políticas do estado e do cenário nacional, além da representação de diversos movimentos e organizações populares.

Por conta da pandemia da Covid-19 e a nova variante Ômicron, algumas medidas de segurança sanitárias serão adotadas durante os quatro dias de atividades. Será obrigatória, para todos os participantes ou visitantes, a apresentação do cartão de vacina com no mínimo duas doses tomadas, o uso de máscaras PFF2 ou N95 e o distanciamento social em todos os momentos do Encontro. Não haverá alojamentos coletivos. Cada participante precisará se acampar em barraca de camping.

Além disso, será distribuído álcool em gel para cada Sem Terra e haverá o acompanhamento da vigilância sanitária para garantir as medidas protetivas.

Aimbere Jardim, dirigente estadual do Movimento e integrante do coletivo de saúde, destaca que as medidas protetivas seguem as orientações da Secretaria de Saúde da Bahia (SESB), e “por isso haverá fiscalização para garantir que as atividades ocorram com segurança para todos e todas”.

De acordo com Lucineia Durães, da direção nacional do MST, o evento será um momento de reencontro da militância, após quase dois anos de pandemia no Brasil. Ela afirma ainda que o contágio da Covid-19 não acabou e será extremamente importante disciplina para seguir “a risca” todas as medidas protetivas.

“É fundamental que as trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra e toda militância do movimento, ao se reunir para fazer uma reflexão desse tempo, tenha como base as ações concretas construídas pelo MST no estado, como as ações de solidariedade e a quarenta produtiva, garantindo a mística e o enfrentamento ao bolsonarismo, ao latifúndio, a milícia e a polícia.”

Durães explica também que o Encontro será um espaço de planejamento para organizar “a esperança, a luta e o ano de 2022, que é definitivo na vida do povo brasileiro.”

Arte: MST

Programação

Alguns temas aparecem com força nos debates que acontecerão no Encontro. “Lutas de Classes e o MST como força política”, “Conjuntura agrária” e “Eleições 2022” estão na centralidade das discussões, porém estão previstas também a realização de espaços auto-organizados, como a construção de uma Assembleia das Mulheres Sem Terra, dos homens e o lançamento do Livro “LGBT Sem Terra: Rompendo Cercas e Tecendo a Liberdade”.

Segundo a direção do Movimento no estado, se apresenta como desafio a necessidade de avançar no debate e reflexão sobre a conjuntura política e econômica na atualidade, os desafios estratégicos e táticos do MST e da classe trabalhadora, avaliar as ações do último período de lutas e planejar o novo calendário para 2022.

Para mediar esses temas durante o encontro, algumas presenças já estão confirmadas, como os integrantes da direção nacional do MST, João Paulo Rodrigues, Alexandre Conceição, Débora Nunes, Lucinéia Durães e Evanildo Costa. Além destes, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e a secretária de promoção da igualdade racial Fabya Reis, também estarão presentes.

*Editado por Fernanda Alcântara