Solidariedade Sem Terra

Nota do MST sobre a tragédia de Petrópolis (RJ)

Essas tragédias acontecem quando o poder público ignora os fatores ambientais e a construção de políticas públicas que possam minimizar os impactos ou evitar os desastres; nossa profunda solidariedade às famílias atingidas
Bairro Castelanea, em Petrópolis (RJ) / Foto: Tania Rego/Agencia Brasil

Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) vem a público manifestar nossa profunda solidariedade às famílias atingidas no município de Petrópolis (RJ), pela tragédia ocorrida após intensas chuvas atingirem a região.

Sabemos que essas tragédias acontecem quando o poder público ignora os fatores ambientais e a construção de políticas públicas que possam minimizar os impactos ou evitar os desastres. Regiões como o município carioca de Petrópolis, que estão em altitude com densidade de relevos, têm propensão a deslizamentos e enchentes dos rios, causando danos à cidade e aos moradores/as.

Acrescentado a isso, temos a ausência de uma política habitacional voltada para trabalhadores e trabalhadoras que acabam sendo empurrados/as para uma concentração de moradia nos topos dos morros. O que evidencia o descaso do poder público com um dos direitos fundamentais garantidos na Constituição, como o é o direito à moradia digna e o direito à cidade.

Nesse sentido, é preciso cobrar do poder público municipal, estadual e federal, que medidas sejam adotadas para que não se repitam mais tragédias anunciadas como esta, entre outras. Há possibilidades de ações a médio e longo prazo que reduzam os danos causados pelas fortes chuvas que assolam a região todo ano, para que os/as moradores/as tenham garantidos suas vidas e moradias.

É com muita tristeza que vemos tantas mortes acontecerem e tantas pessoas terem suas vidas destruídas, por um desastre que poderia ter sido evitado se as diferentes esferas do governo tivessem agido com responsabilidade e compromisso com a população. Agora nos resta cobrar que as autoridades públicas garantam medidas de assistência para todas as famílias atingidas.

Nos somamos às campanhas de solidariedade que estão sendo realizadas para minimizar e aliviar os impactos de mais essa tragédia.

O Armazém do Campo se disponibiliza para ser um ponto de coleta de doações:
Rua Men de Sá, 135 – Lapa/Cidade do Rio de Janeiro
(Funcionamento de terça a sábado, das 10h às 17h30)

Rio de Janeiro, 16/02/2022