Perfil

“É a gente cuidando da gente”

Conheça, em um breve relato, a história de Tamildes de Souza, agente popular de saúde do campo
Tamildes de Souza. Foto: Adenilton Lima

Por Itamiles Santos
Da Página do MST

Tamildes de Souza, mulher negra, de 26 anos, estudante de Fisioterapia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), é acampada no acampamento Agroecológico Estrada da Liberdade em Campo Formoso, no Norte da Bahia.

Iniciou sua caminhada com o Movimento e inserção no Setor de Saúde ainda na adolescência inspirada por suas tias que sempre contribuíram no setor.

Aos 18 anos se torna acampada, em 2020 assume o Setor de Saúde da região. Todavia, ela fala sobre os desafios de estar no Coletivo de Saúde como uma jovem, um espaço que geralmente é constituído de pessoas de mais idade.

“Saúde é a capacidade de lutar contra tudo que nos oprime. E a proposta de saúde popular que o Movimento defende é extremamente importante para nossa população, porque é a gente cuidando da gente. Além do resgate do uso tradicional das plantas medicinais”, afirma Souza.
O MST compreende que não é qualquer tipo de saúde que serve para o povo, por isso segue em luta por políticas públicas de saúde que contemple as especificidades das companheiras e companheiros da classe trabalhadora.

“A gente tem uma população muito carente de cuidados. E um dos papéis do Setor é esse, dizer que nós também temos direito ao cuidado, ao toque […] Na Bahia, a maioria dos nossos acampados e assentados são povos pretos que por muito tempo teve esse direito negado, então a gente traz também essa questão.”

Desta forma, o MST na Bahia, vem construindo o debate em torno da formação continuada do Coletivo de Saúde, para atender as demandas das nossas áreas bem como da sociedade, a exemplo da turma de Agentes Populares de Saúde do MST na Bahia.

*Editado por Fernanda Alcântara