Pesar

Pesar: “ Mas quando se faz a travessia com alegria, o mais importante é atravessar”

MST do estado de Rondônia comunica a partida do companheiro Vivaldo dos Santos

Da Página do MST

“Na luta de classe, acumulamos vitórias e derrotas, mas seguimos. Mas quando se faz a travessia com alegria, o mais importante é atravessar”

É com muita dor que o MST do estado de Rondônia comunica a partida do companheiro Vivaldo dos Santos, vítima de um câncer de estômago. Cria das CEBs, militante forjado na luta, se transformou em um grande formador e semeador da agroecologia.

“Guerreiro” como era conhecido, era dono da risada mais contagiante que já se teve notícia em nosso Movimento. Era o tipo de militante que garantia a ciranda de que “ninguém solta a mão de ninguém”.

Era um aglutinador por excelência, sujeito sempre muito certeiro em suas posições, tinha sempre como método primeiro ouvir e depois falar, conseguindo em muitas vezes que concordássemos com suas ideias.

Um militante versátil, fazendo sempre com muita perfeição as tarefas que lhes eram dadas. Tarefas estas que incluíam organizar o povo na base para participar dos processos de lutas pela terra e pela agroecologia.

Era um homem imponente de voz grave, forte e alegria animou e alegrou plenárias e marchas por onde passou.

Natural do estado de Camacã-Bahia, Guerreiro deixa esposa, um filho, duas filhas e muita saudade para toda nossa militância.

O MST em Rondônia estende aos familiares nosso carinhoso abraço e toda solidariedade, e conclama a toda militância a plantar muitas arvores durante todo o mês de março, como forma de homenagear aquele que foi um símbolo da resistência camponesa por meio da agroecologia.

GUERREIRO PRESENTE, PRESENTE, PRESENTE!