Produção

Conquista: no RN, MST firma parceira com governo estadual na produção de arroz agroecológico

Além de firmar uma tradição, a produção do arroz da terra incentiva a produção com base agroecológica
Foto: Reprodução

Por Morgana Souza/ MST no RN 
Da Página do MST

O Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST) tem como um de seus maiores compromissos a produção de alimentos saudáveis para abastecer a mesa do povo brasileiro, do campo e da cidade. Sendo assim, muitas vem sendo as ações concretas para a potencialização e fortalecimento da renda, das condições de trabalho e do avanço da comercialização dos produtos. Nesse sentido, com o reconhecimento que a luta pela terra é uma ação coletiva, os frutos desse processo também chegam. 

Sendo um dos produtos tradicionais do Rio Grande do Norte, o arroz vermelho, também conhecido como arroz da terra, foi protagonista e escolhido pelo governo do estado para ser produto de uma cooperação técnica, sendo feito um intercâmbio entre vários produtores de arroz, dentre eles, o Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Cooperativa Terra Livre e sementes BioNatur. 

Foto: Comunicação do MST no RN

O incentivo foi realizado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Norte, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf), correspondendo à produção da área do Vale do Apodi. O Intercâmbio do Arroz RN/RS, como vem sendo chamado, além de fomentar a comercialização, também incentiva a produção com base agroecológica, sendo feito o processo de transição. Os agricultores da área que decidirem ter essa experiência terão direito à assistência técnica por parte de órgãos do estado do RN e a comercialização será feita pela Terra Livre, que já é conhecida pela produção de vários produtos, com destaque o arroz orgânico. 

“Essa parceria é muito importante, porque além de fortalecer o movimento no estado do Rio Grande do Norte (RN) e a nível nacional, também fortalece a agricultura familiar de base agroecológica. A ideia é construir esses intercâmbios também nas nossas áreas de assentamento, fazendo a troca de experiências.” pontua Márcio Melo, do setor de produção do MST no Rio Grande do Norte.

Foto: Comunicação do MST no RN

Além de firmar uma tradição, como é o arroz da terra no estado, e fortalecer a atuação, estará colocando a vida das pessoas e da natureza acima do lucro, uma vez que a produção agroecológica não é só uma alternativa, mas a possibilidade que temos para para a produção de alimentos e para a garantia da vida da terra e de quem produz.  

*Editado por Fernanda Alcântara