Ocupação

Mulheres Sem Terra ocupam latifúndios na Bahia

Com o lema: Terra, Trabalho, Direito de existir: Mulheres em luta, não vão sucumbir! Centenas de camponesas Sem Terra ocuparam latifúndios improdutivos no estado
Foto: MST BA

Por Coletivo de comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Aconteceu na última terça-feira (08), dia internacional de luta das mulheres, a ocupação de duas áreas falidas e improdutivas no estado da Bahia. São elas: a fazenda Botafogo no município de Jussari e a fazenda Frutelli, no município de Itabela. As ocupações fazem parte da Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra, que acontece de 07 a 14/03, com denúncias contra todas as várias formas de violência contra à mulher e pela Reforma Agrária.

No dia 7/3, a Jornada começou com atos em várias regiões do país, contra as multinacionais do agronegócio e o governo genocida de Bolsonaro.

Para cada latifúndio ocupado seremos resistência

As duas ocupações foram realizadas com muita luta e resistência, por mais de 500 trabalhadoras rurais Sem Terra, em terras improdutivas nas regionais Sul e Extremo Sul do estado.

As mulheres das regionais Sul e Extremo Sul denunciam os problemas relacionados à falta de crédito para as trabalhadoras rurais, a violência no campo, o uso abusivo de agrotóxicos, a fome no Brasil e as políticas genocidas do governo Bolsonaro.

De acordo com a direção do MST, na regional extremo sul, a ocupação faz parte do calendário de luta do MST. Há dois anos o Movimento realizava atividades presenciais devido a pandemia, mas com aumento de pessoas passando fome nas periferias, sem moradias e o com aumento do preço dos alimentos, a volta ao trabalho de base as ocupações de terra são essenciais para garantirmos a produção de alimentos e a dignidade das famílias. “Lutamos por terra, defendemos nosso território, a vida e os bens naturais. Queremos pão, trabalho, igualdade, justiça social e condições dignas para todas e todos, em um mundo sem as violências estruturais que se expressam de diversas formas, como através do racismo e do machismo”, reafirmam as famílias do MST na região.

Foto: MST BA

Jornada Nacional de Luta das Mulheres Sem Terra

A jornada denuncia as violências estruturantes contra a vida das mulheres, a mercantilização da vida, dos bens comuns e da natureza, o aumento da fome no Brasil e cobra a Reforma Agrária e a garantia da soberania alimentar.

Desde o dia 02 de março, o MST na Bahia vem realizando ações como a ocupação do Centro Zootécnica, na região extremo sul. Para denunciar o descaso do governo federal com investimentos e incentivo para a ciência e pesquisa, além de formações e assembleias com as mulheres do campo e da cidade, e ações em assentamentos e acampamentos.

*Editado por Solange Engelmann