Memória

Revolução Pernambucana ocorreu há 205 anos

Ocorrida em 1817, a revolução teve caráter radical, separatista e republicano contra o poder de Portugal sobre a região e a crise social durante a regência colonial
Ilustração da Revolução Pernambucana de 1817. Imagem: Divulgação

Por Esmeraldo Dias da Silva
Da Página do MST

No ano de 1817, em Pernambuco, ocorreu uma revolta popular liderada pelas elites locais insatisfeitas contra o poder colonial vigente, que ficou conhecida internacionalmente como a Revolução Pernambucana.

Na ocasião, o governo brasileiro adotava uma política crescente de aumento dos impostos, que em sua maioria serviam para sustentar os luxos da corte portuguesa instalada no Rio de Janeiro.

Unido ao cenário político, nesse período aconteceu a grande seca que afetou os habitantes da região desde 1816, com grandes prejuízos para agricultura local e gerando fome no Nordeste.

Ainda do ponto de vista econômico, o baixo preço do açúcar e do algodão no mercado internacional em virtude da concorrência do açúcar antilhano e do algodão norte-americano potencializou a crise.

Diversos são os grupos sociais envolvidos nessa revolta, os quais tinham diferentes metas e um consenso: proclamar uma república que seria organizada conforme os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade.

Com isso, em 06 de março de 1817 os rebeldes conseguiram tomar o poder de Pernambuco e constituíram um governo provisório que extinguiu alguns impostos e elaborou uma constituição que decretou a liberdade religiosa e de imprensa. Assim como defendeu a igualdade para todos, porém ainda excluindo o tema da abolição da escravatura vigente no Brasil colônia.

Em 19 de maio de 1817, Dom João VI, tratou de combater violentamente a Revolução Pernambucana, e enviou para a região tropas, armas e navios. Os rebeldes foram duramente atacados, e após muita luta e resistência se entregaram e os líderes da revolução foram condenados à morte.

A Revolução Pernambucana é um marco histórico para o país, uma vez que foi a única rebelião onde vigorou, mesmo que temporariamente, a independência separatista da regência de Portugal sobre o Brasil, ultrapassando a fase da conspiração e decretando poder aos rebeldes por 75 dias. O que deixou uma herança de rebeldia que marcou a história política do Brasil. 

Desta forma, é válido afirmar que a Revolução Pernambucana representa para a sociedade brasileira um dos primeiros sinais de alerta para o início da luta pela emancipação, assim como para a força da ideia republicana, espírito constitucionalista, apelo à liberdade e descentralização do poder administrativo.

Por fim, mais que um alerta, a revolução contribuiu para um encorajamento para o Brasil, que a partir de 06 de março de 1817 não seria mais o mesmo ao olhar do mundo.

*Editado por Solange Engelmann